conecte-se conosco

Projeto Yossef realiza campanha no sábado

Ações visam à conscientização sobre a doação de sangue e medula óssea

Publicado

em

O Projeto Yossef surgiu a partir da mobilização feita na Escola Municipal Hugo Pereira Corrêa, devido à doença de um aluno, o qual dá nome à iniciativa, e estava em tratamento de leucemia. Infelizmente, a criança faleceu, mas deixou uma semente de boas ações entre os professores. As professoras Paula Frison, Tatiane Cândido, Izabelle dos Santos e Edilene Graciotto iniciaram o apoio à campanha “Doe Sangue, Doe Vida. Seja um herói na vida real”, a partir de um convite do Hospital Erasto Gaertner.

A professora Paula Frison contou que o intuito é promover a divulgação do tema para que as pessoas falem e conheçam mais sobre a doação de sangue e medula óssea. “Nós ouvimos falar pouco sobre isso e queremos que aumente mais o número de coletas. Nós perdemos um aluno com leucemia, mas na rede municipal de ensino temos muitas crianças doentes. Estamos focando na educação porque o primeiro olhar foi dentro de sala de aula, quando a professora percebeu alguns hematomas, encaminhou para a pedagoga, que chamou os pais”, relatou.

Para Paula, o professor tem papel fundamental, pois através desse olhar integral para com o aluno é possível descobrir problemas como este de forma precoce. “Nossa finalidade é fazer com que o professor tenha esse olhar diferenciado, fique atento à mudança de comportamento, se as crianças reclamam de dores nas pernas e na cabeça, febre constante sem motivo aparente entre outras coisas que estejam fora do normal”, declarou.

 


“Nós ouvimos falar pouco sobre isso e queremos que aumente mais o número de coletas”, destacou a professora Paula Frison

 

O Projeto Yossef conta com a parceria da Prefeitura de Paranaguá, Hemepar, Transportadora Sotran, Apaf (Associação de Pais e Amigos do Futsal) e Secretaria de Educação.

ATRAÇÕES

Amanhã, 1.º, acontece a última etapa da campanha no Terminal Urbano de Ônibus “Daniel Bini”, a partir das 8h. O dia será dedicado à coleta de sangue para cadastro de medula óssea. Para isso, é preciso levar um documento com foto.

Também haverá palestra sobre o assunto, animação com Rafael Palotino e Debora, apresentação do Mago das Bolhas, teatro e animação, teatro de fantoche com os personagens Huguinho e Yossef e, para encerrar, apresentação de zumba com Daiane Delphin. As crianças poderão brincar no espaço kids, com cama elástica, piscina de bolinhas, desenhos para colorir, massinha de modelar, pintura em rostos entre outras atrações.

A população não poderá fazer a doação de sangue amanhã, durante a ação, pois serão coletadas apenas amostras para o banco de medula óssea. Neste caso, os doadores podem procurar diretamente o Hemepar de Paranaguá, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde na Avenida Gabriel de Lara.

“Fica o meu convite e de todas as professoras da escola Hugo, para que a população parnanguara compareça no Terminal no sábado, das 8h às 17h, sendo que até às 12h estaremos fazendo a coleta para doação de medula óssea. Os interessados podem acessar o nosso blog, “projetoyossef.blogspot.com.br”, que tem todas as informações e também criamos a página no Facebook chamada Projeto Yossef”, concluiu a professora Paula.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress