Nos primeiros dois meses de 2019, os Portos do Paraná movimentaram mais de 7,2 milhões de toneladas de carga. O destaque ficou para o aumento de 180% da movimentação por Antonina. A importação de fertilizantes pelo terminal Ponta do Félix cresceu de 62.221 toneladas, no primeiro bimestre de 2018, para 174.384 toneladas em 2019.
Segundo Gilberto Birkhan, presidente do Terminal Portuário da Ponta do Félix (TPPF), empresa responsável pelas operações, a expectativa é que a movimentação por Antonina se intensifique. Os principais produtos que devem ser movimentados via Porto de Antonina serão fertilizantes, farelo e açúcar.
O TPPF registrou o 5.° maior crescimento entre 19 portos brasileiros em 2019, segundo dados do Ministério da Infraestrutura. Qual o principal fator para esta colocação?
O principal fator, com certeza, é a confiança dos clientes no trabalho desenvolvido pelo TPPF. A transparência e confiança são fundamentais para que possamos, inclusive, seguir crescendo. Aliado a isso, destaco nossa operação consistente, segura e inovadora e a busca na diversificação dos produtos com que trabalhamos. Isso nos permite ter uma operação extremamente especializada, com as cargas diferenciadas trazidas pelos nossos clientes.
Importação de fertilizantes pelo terminal Ponta do Félix cresceu de 62.221 toneladas, no primeiro bimestre de 2018, para 174.384 toneladas em 2019
Quais os principais produtos que passam pelo Terminal e qual o diferencial competitivo do TPPF?
Trabalhamos principalmente com farelo de soja não transgênico, somos certificados para trabalhar com esse tipo de produto, e fertilizantes. Esses são os dois produtos principais. Também realizamos operações com açúcar ensacado. Sem dúvida o nosso diferencial competitivo é a atração imediata, o TPPF não tem uma fila de barcos. Trabalhamos com janelas de atração, o que proporciona ao cliente a garantia de um custo competitivo, além do entreposto aduaneiro.
O que significa ter um regime especial de entreposto aduaneiro no TPPF?
O regime de entreposto aduaneiro traz um benefício financeiro muito grande para os clientes do TPPF. Isso porque permite que ele possa fazer a venda do seu produto com maior qualidade. O cliente do TPPF não precisa vender rapidamente o seu produto, já que tem um prazo de até um ano para permanecer com a carga em nosso terminal, neste regime especial de entreposto que dispomos. Desta forma, o cliente do TPPF pode cadenciar as suas vendas e obter o melhor retorno. Destacamos ainda os clientes desse nosso cliente do entreposto aduaneiro, pois ele têm acesso imediato ao produto disponível no Terminal, com preços muito competitivos no mercado internacional.
Com o projeto de expansão em andamento, que visa ao aumento da produtividade do TPPF, o que você destacaria?
O projeto de expansão do TPPF, tem como principal foco diminuir ou até mesmo eliminar eventuais gargalos operacionais. E, como os gargalos de uma operação portuária normalmente não estão no cais e sim nas áreas de retaguarda, estamos trabalhando muito focados em melhorar nossas condições de armazenagem. Além disso, em ampliar a capacidade de armazenamento do TPPF, melhorando consequentemente a performance do cais.
Como é a relação Porto-Cidade?
O porto e a cidade de Antonina, não temos dúvidas, se confundem. Existe uma interdependência muito grande. Nós precisamos do suporte da comunidade em tudo que diz respeito à mão de obra, trabalho, dedicação e compromisso para com o porto. E o porto, obviamente, não pode fugir de suas responsabilidades em relação à cidade. Tem que haver muita coerência nessa relação. É uma relação muito natural e transparente nos dias de hoje.
O Porto de Paranaguá completa 85 anos, o que isso representa ao setor portuário?
Quando falamos dos Portos do Paraná, sem dúvida falamos de um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo a localização estratégica dos terminais, a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina, com serviços portuários de excelência e equipes capacitadas. Nestes 85 anos, os avanços têm sido constantes e desejamos que o Porto de Paranaguá continue, dia a dia, contribuindo para a economia do nosso litoral, do Estado do Paraná e do Brasil.