conecte-se conosco

Porto de Paranaguá - 85 anos

Intersindical destaca compromisso com manutenção dos postos de trabalho

João Lozano destaca atuação determinante dos TPAs em prol do crescimento do porto

Publicado

em

Para que o Porto de Paranaguá tenha completado 85 anos de história, se modernizando e batendo recordes de movimentação, os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) tiveram papel decisivo na movimentação de mercadorias e consolidação do terminal paranaense. Segundo o presidente da Intersindical e do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva), João Lozano Baptista, o trabalhador possui papel determinante para o crescimento e funcionamento do Porto, sendo que a entidade agrega nove entes sindicais, o que abrange cerca de 9 mil trabalhadores de Paranaguá e do litoral, sendo que o compromisso da Intersindical é com a manutenção dos postos de trabalho no município.

A Intersindical, com 30 anos de história em Paranaguá, consolidou sua personalidade jurídica em fevereiro deste ano, algo que ampliou ainda mais a atuação da entidade na defesa do trabalhador. "Essa formulação da Intersindical de Paranaguá foi muito importante no sentido de negociação. Todos os sindicatos estão juntos para que seja formalizada uma convenção com a mesma data-base para todos os entes sindicais. Isso mostra uma união e fortalecimento sindical e é isso que todos nós à frente dos sindicatos queremos. Prezamos pela manutenção do nosso mercado de trabalho e garantia de uma melhor remuneração para todos os TPAs", afirma o presidente João Lozano.

Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários, Marcos Alves, presidente da Intersindical, João Lozano, presidente do Sindicato dos Arrumadores, Oziel Felisbino, presidente da Coopanexos, Rodrigo dos Santos, Antonio Santos, presidente do Sindicato dos Conferentes, Ladyr Tibilletti, secretário do Sindicato dos Vigias Portuários, Ednei Domingos Silveira, presidente do Sindicato do Bloco, e Adilson Cordeiro Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários

 

Importância dos sindicatos e TPAs para o Porto

"O TPA é uma engrenagem, temos várias peças e se elas não trabalharem perfeitamente todo o sistema do Porto não funciona. Nós sindicalistas, TPAs, bem como trabalhadores da retroárea, ensacadores, Praticagem, entre outros, estão agregando conosco, com a vinda de cada vez mais sindicatos. O próprio Settapar está querendo compor conosco e fiquei surpreso com o contingente de pessoas que fazem parte do Sindicato dos Portuários, com cinco mil pessoas que estão vindo somar com a Intersindical, composta por nove sindicatos. Está chegando o décimo sindicato, o que agregará ainda mais força à Intersindical", explica o presidente.

Segundo Lozano, o fortalecimento sindical contribui para o crescimento do Porto. "Isso contribui para vermos o Porto reestruturado, com o terminal mais moderno do Brasil que é o de Paranaguá. Estamos presentes. O Porto bate recordes, mas são os sindicatos que conseguem, com essa mão de obra qualificada e reconhecida mundialmente, fazer com que esses índices altos de movimentação sejam obtidos no Porto de Paranaguá. Em 2020, os recordes novamente deverão ser obtidos, algo que queremos que prossiga, pois quando isso ocorre vemos que o trabalho está sendo feito com maestria, dinâmica, mostrando que o TPA está sempre incluído nesta mão de obra e parceria com o Porto", acrescenta.

 

Avanços e projeções para 2020

"A Intersindical já começou a atuar em negociações desde 2019, rendendo bons frutos. Agora estamos na mesa de negociação para fechar convenção do Sindicato dos Arrumadores e Sindicato dos Conferentes. Um pedido de todos é que tenhamos a data-base igual, para que possamos sentar sempre juntos e discutir o que queremos, que é a manutenção do mercado de trabalho, algo difícil. Sempre temos inovações tecnológicas, mas sem o trabalhador essas inovações não são desenvolvidas, pois é o trabalhador que está à frente de qualquer equipamento", ressalta o líder sindical.

 

Mensagem de 85 anos do Porto de Paranaguá

"A mensagem que deixo para todos os TPAs e sindicatos da retroárea é que o Porto de Paranaguá está completando 85 anos em sintonia direta com o trabalhador. Desejo ao Porto que venham mais anos de vitórias, produtivos, pois através desta produtividade que a cada ano vem batendo recordes, o trabalhador sempre está presente e fazendo a sua parte. Parabéns a todos, à empresa pública Portos do Paraná, no nome do diretor-presidente Luiz Fernando Garcia da Silva. A Intersindical deseja que a administração prossiga sempre em conjunto com os TPAs e trabalhadores da retroárea", finaliza o presidente da Intersindical, João Lozano.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress