conecte-se conosco

Política

Prefeito se reúne com cônsul do Paraguai e reforça intercâmbio

Marcelo Roque quer dedicar um espaço na cidade em homenagem ao país

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 18, o prefeito Marcelo Roque, em seu gabinete no Palácio São José, reuniu-se com o cônsul do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero. O objetivo do encontro foi aprofundar a união entre a prefeitura e o País vizinho, inclusive com o futuro estabelecimento de convênio de irmandade entre Paranaguá e um município paraguaio, como forma de intercâmbio cultural, turístico e econômico. O município planejou a criação de um espaço em homenagem à República do Paraguai.

"Desde o início da nossa gestão, o cônsul Edgar Guerrero se mostrou à disposição para fortalecermos este vínculo entre Paranaguá e o Paraguai, País que já faz parte da história, da cultura e da economia da nossa cidade. O povo parnanguara possui muito carinho com o Paraguai, que está estabelecido com uma estrutura logística, aduaneira e de Consulado na nossa cidade", afirma o prefeito Marcelo Roque. "Com este encontro, a amizade entre os nossos povos só é fortalecida e reforça a diversidade cultural de Paranaguá", completa.

Na reunião, prefeito e cônsul planejaram um futuro convênio de irmandade entre Paranaguá e uma cidade paraguaia, que ainda será definida em conjunto. "Temos várias cidades interessadas em serem coirmãs de Paranaguá, no entanto, as que mostraram uma proposta concreta foi a capital Assunción e a grande cidade de Luque", completa o cônsul Edgar Patiño Guerrero. Segundo ele, a irmandade facilitaria também a rota de turistas entre os dois países, beneficiando economicamente Paranaguá e o Paraguai.

 


Na reunião, o prefeito Marcelo Roque e o cônsul Edgar Patiño planejaram um futuro convênio de irmandade entre Paranaguá e uma cidade paraguaia

Além disso, Marcelo Roque destacou o planejamento da construção de um espaço em Paranaguá em homenagem ao Paraguai, que seria mantido em conjunto entre a Prefeitura e o consulado. "Ouvimos também os anseios do cônsul em torno de linhas de ônibus que façam rota direta entre o Paraguai e Paranaguá, algo que dialogaremos com as empresas. É essencial mantermos este transporte de forma mais facilitada e direta, em virtude da importância de Paranaguá ao Paraguai e vice-versa", completa Roque.

"Agradecemos a atenção concedida pelo prefeito Marcelo Roque ao Paraguai e estamos fortalecendo esta parceria", afirma o cônsul do Paraguai, Edgar Patiño Guerrero. Ainda de acordo com o cônsul, o Paraguai concederá apoio de um grupo cultural típico de harpistas para as festividades de 2018, como forma de demonstrar a riqueza cultural da cidade, que conta com a presença de muitos paraguaios e descendentes. "O parnanguara é acolhedor e estamos acostumados com a presença e amizade dos irmãos paraguaios. Estamos de portas abertas para recebê-los em Paranaguá", completa Marcelo Roque.

O cônsul presenteou o prefeito e a primeira-dama, Amanda Roque, com tecidos típicos do Paraguai e um livro abordando características históricas, turísticas e geográficas do País vizinho. Também participou da reunião a secretária de Comunicação, Camila Roque, e o assessor do Consulado do Paraguai, Celso Tórtora.

 

 

 

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá
 

Publicidade










plugins premium WordPress