conecte-se conosco

Polícia

Polícia prende integrante da “gangue do cofre” em Paranaguá

Na ação, foram apreendidos diversos objetos sem comprovação de origem

Publicado

em

O Grupo de Diligências Especiais (GDE) da Polícia Civil de Paranaguá cumpriu, no início da manhã de sexta-feira, 16, um mandado de prisão e de busca e apreensão contra Hiago Crispim, de 18 anos. Ele é acusado de integrar uma quadrilha especializada em roubos e furtos de cofre, em residências e estabelecimentos comerciais na cidade. O acusado já era investigado desde a época em que era menor de idade e foi preso em casa, na Vila Alboit. Na ação, foram apreendidos diversos objetos sem comprovação de origem e outros que teriam sido usados nas ações criminosas do bando. 

A operação foi comandada pelo delegado-adjunto e operacional da 1.ª SDP, Nilson Santos Diniz, o qual informou que Hiago é considerado um dos maiores autores de furtos e roubos de cofres em Paranaguá. “Esta investigação já vem em curso há muito tempo na Subdivisão, só que este indivíduo só atingiu a maioridade penal no final do mês de outubro. Foi a partir daí que as investigações foram intensificadas com o objetivo de que ele, de fato, fosse responsabilizado por estes crimes”, disse.

Segundo Diniz, no dia 26 de novembro, após um roubo ocorrido em um frigorífico na Rua Cândido Portinari, Vila Cruzeiro, com o objetivo de subtração do cofre, os policiais conseguiram obter um reconhecimento fotográfico de um dos autores, que seria Hiago. “A partir deste momento, ainda, corroborado com outros elementos obtidos pela seção de investigação, eu representei pela prisão. Assim que recebemos a informação de que este decreto de prisão preventiva tinha sido expedido, mobilizamos o GDE da Subdivisão para que fosse realizada esta operação policial”, explicou.

O delegado frisou que na maioria dos roubos de cofres havia relatos em que os autores utilizavam armas de grosso calibre e, durante a prisão de Hiago, os policiais apreenderam na casa dele duas espingardas de pressão, as quais, provavelmente, foram usadas nas ações criminosas. “Assim, demos um passo para que estes crimes patrimoniais que estão incomodando os comerciantes e proprietários de estabelecimentos aqui no município tenha uma diminuição significativa e que o suspeito possa ser responsabilizado por todos os roubos que cometeu durante o ano de 2016”, completou.

Diniz informou ainda que está sendo apurada qual seria a posição de Hiago na associação criminosa, mas garantiu que ele esteve presente em 90% de todos os roubos e furtos de cofres ocorridos em Paranaguá. “Ele mesmo, ainda adolescente, quando foi ouvido na 1.ª SDP, mencionou que, até aquele momento, tinha realizado roubo em oito agências marítimas no município. Isso demonstrou que ele tinha certeza da impunidade e que podia confessar os atos infracionais, os quais tinha cometido e que, de forma alguma, iria se manter preso”, ressaltou.

Durante o cumprimento da prisão, na residência de Hiago, os policiais ainda encontraram um peça de maçarico e um esmeril para corte de ferro. Também foram apreendidos dois aparelhos de televisão, bicicleta, videogame, bebidas e outros objetos sem procedência definida. “Estes produtos estão sendo organizados pela seção de investigação para que sejam divulgadas as imagens e que vítimas de furto e roubos praticados por ele possam fazer o reconhecimento”, explicou.

O delegado relatou que as investigações continuam e que outros suspeitos já estão identificados. Ele disse ainda que a participação da população sempre é importante para o trabalho da polícia e que denúncias podem ser feitas através do serviço 197 e também pelo telefone 3420-3600. “As pessoas que quiserem contribuir com as investigações, podem realizar esta denúncia à Polícia Civil, através destes números, com absoluta garantia de anonimato”, garantiu.

Publicidade


Em alta