conecte-se conosco

Polícia

Curso de Guarda-Vidas acontece no litoral

Curso conta com duração de 680 horas

Publicado

em

Cerca de 30 bombeiros militares passaram a frequentar o Curso de Guarda Vidas no 8.º Grupamento de Bombeiros. Os alunos iniciaram o curso que está sendo ministrado no Centro de Treinamento Aquático 3.° Sargento Becker, em Guaratuba. O curso conta com uma carga horária de 680 horas, divididas entre aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado.

A atividade de guarda-vidas é desempenhada pelo Corpo de Bombeiros desde o início da década de 60 nos balneários do litoral paranaense, por meio de atividades de prevenção e socorro (salvamento) às vítimas de incidentes em meio líquido. O curso já iniciado investe na qualificação profissional, buscando manter e ampliar a prestação de serviço à comunidade que busca o litoral para seu descanso e lazer, especialmente nos meses de verão.

Durante o estágio e após a formatura, estes bombeiros integrarão o efetivo de quase 700 militares do Corpo de Bombeiros mobilizados para garantir a segurança nas praias paranaenses. Somente no verão 2015/2016, foram 883 casos de incidentes em meio liquido atendidos no litoral, número inferior à média histórica de 1.035 casos e que apontam para a melhoria das atividades preventivas e à conscientização do público com relação aos riscos inerentes às atividades em ambientes aquáticos. “A especialização de novos profissionais para atuarem na prevenção e no salvamento aquático será de fundamental importância para reduzirmos ainda mais o número de vítimas nas praias paranaenses”, afirmou o 8.º Grupamento de Bombeiros.

Publicidade


Em alta