conecte-se conosco

Polícia

Carnaval no Litoral reúne mais de 250 mil pessoas no terceiro dia de festa

Mais de meio milhão já participaram das festas desde sexta-feira

Publicado

em

A cada dia uma nova energia move multidões nos municípios litorâneos durante as festas de Carnaval 2017 e a Polícia Militar está empregando o máximo em recursos humanos e materiais para que todos os cidadãos gozem de maior tranquilidade e segurança durante o feriado. "Quero parabenizar a Polícia Militar pelo trabalho feito até agora, reforçando a segurança de toda a população durante o Carnaval", disse a governadora do Estado em exercício, Cida Borghetti, que esteve em Antonina para acompanhar o evento de Carnaval. Conforme a informação, divulgada no site da Polícia Militar do Paraná, cerca de 255.700 pessoas participaram dos eventos no Litoral no domingo, 26, e somente na Caiobanda, maior evento do dia, foram cerca de 150.700 foliões que passaram pela Avenida Atlântica.

A integração da Polícia Militar com as prefeituras locais, bem como com outros órgãos, aperfeiçoa o esquema de segurança e transmite ao cidadão de bem que o Estado está unido pela segurança pública. "Com motos, viaturas e policiamento a pé, a corporação demonstra a qualidade do serviço prestado por meio de seu efetivo qualificado e habilitado para atuar em diversas situações", disse o comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM), pertencente ao 6.º Comando Regional da PM (6.º CRPM), tenente-coronel Nivaldo Marcelos Silva.

No sábado, o maior público registrado pela PM foi em Matinhos durante a Caiobanda. A Polícia Militar empenhou o efetivo com reforço e monitorou o evento para que a festa transcorresse de maneira pacífica. Durante o todo o dia, foram registrados um furto na cidade."Preparamos um esquema de segurança para atender um público maior do que o registrado no sábado na Matimbanda, mas com a chuva houve uma diminuição para a Caiobanda, neste domingo, mas independente disso estávamos prontos para atender a demanda. Colocamos equipes com viaturas à vista das pessoas, inclusive muitas famílias procuravam ficar próximas dos policiais militares", explica o comandante da Subárea de Matinhos, capitão Wagner de Araújo.

Pontos base com militares estaduais ao longo da orla trouxeram ao público mais segurança durante o evento e a distribuição de pulseirinhas foi destaque na noite, quando foram entregues 584 pulseiras. "As pessoas estavam mais conscientes sobre sua responsabilidade na segurança pública e muitas procuraram os policiais para obter a pulseirinha de identificação e orientamos sobre essa questão, explicando como acionar a PM caso uma criança fosse perdida durante o desfile", afirma o capitão Araújo.

A presença ostensiva da Polícia Militar também evitou o cometimento de crimes e muitos casos de rixa e confusão entre foliões. Além disso, houve uma forte fiscalização, juntamente com a prefeitura da cidade, na comercialização e consumo de bebidas em garrafas de vidro. "O trabalho de divulgação pela mídia e orientações repassadas previamente às pessoas foi eficiente e tivemos pouquíssimos casos de ferimentos por cacos de vidro. Salientamos que o trabalho teve por objetivo evitar a circulação desses materiais, pois podem ser usados como artefatos de agressão e causar ferimentos graves nos envolvidos", ressalta o oficial da PM.

A folia continua nesta segunda-feira, 26, com o Carnaval nos balneários de Matinhos, novamente com atenção da Polícia Militar. A festa inicia-se às 21 horas no balneário de Betaras e segue até Praia Grande. "Essa é uma novidade que visa expandir as festas de Carnaval para os balneários com a proposta de trazer as famílias para festejar. Estaremos acompanhando o evento para proporcionar mais segurança aos foliões e moradores locais", salienta o capitão Araújo.

Confira como foi o Carnaval em outras cidades do Litoral no domingo:

Morretes – Os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) fizeram o policiamento ostensivo nos arredores da praça Rocha Pombo, local que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas para o baile de Carnaval. As músicas eletrônicas, pop e sertanejo levantaram o ânimo da galera e a festa seguiu das 21 horas até às 2h30. Os cadetes da PM, que estão em processo de aprendizagem sobre a atividade policial militar, fizeram patrulhamento a pé e acompanharam o evento, juntamente com outros policiais, o qual transcorreu de maneira pacífica. As equipes policiais atenderam uma ocorrência de furto e outra de roubo, além de lavrar sete autuações de infração de trânsito. 

Antonina – Cartão postal do Paraná e com tradição no Carnaval, Antonina recebeu aproximadamente 4 mil pessoas para os bailes infantis e desfile de blocos carnavalescos durante todo o dia. Não houve situações de brigas ou rixas e a dispersão ocorreu por volta de 2h30 de maneira ordeira. Houve a aplicação de equipes do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Academia Policial Militar o Guatupê (APMG), juntamente com o apoio do efetivo do Verão Paraná 2016/2017. Em Antonina houve duas ocorrências de furto e mais de 60 pessoas foram abordadas.

A governadora do Estado em exercício, Cida Borghetti, acompanhada pelo esposo, o secretário de Saúde do Brasil, Ricardo Barros, prestigiou o evento e enalteceu o trabalho da Polícia Militar. "A corporação tem contribuído muito com a promoção de projetos e iniciativas contra a criminalidade, inclusive a exploração infantil", disse.

Houve ainda uma prisão por embriaguez ao volante. Por volta de 23h, uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) recebeu informações sobre um VW Gol, de cor preta, que estaria trafegando pela PR 408 em zigue-zague. O carro se aproximou do ponto de fiscalização dos policiais militares e o motorista perdeu o controle e bateu nos cones, sendo posteriormente abordado. Durante a aferição do etilômetro foi constatado que ele estava com mais de 1,50 m/l de álcool, sendo preso em flagrante e encaminhado para as medidas cabíveis.

Paranaguá – O domingo foi movimentado em Paranaguá (PR) com eventos desde a tarde até 2h30. A PM acompanhou o Carnailha, o Baile de Carnaval da Ilha do Mel, o desfile das escolas de samba, o Baile de Fandango e o Desfile de Blocos de Sujos durante todo o dia, que reuniram ao todo 6 mil pessoas. Houve cinco ocorrências de furto e três de roubo, além de 98 pessoas abordadas.

O evento mais aguardado é o Desfile das Escolas de Samba do grupo especial, previsto para às 20 horas desta segunda-feira, 27, na Praça de Eventos Mario Roque. Haverá ainda o Baile de Carnaval com o Desfile de Fantasias no Clube Literário no mesmo horário.

Guaratuba – Cerca de 80 mil pessoas foram à Avenida 29 de Abril para curtir a música com os trios elétricos neste domingo. Houve bloqueios de trânsito nas vias que cortam a via e a Polícia Militar aplicou o efetivo no policiamento a pé entre os foliões e motorizado nas redondezas do local da festa. As equipes policiais atenderam durante todo o dia três situações de furto, duas de roubo e emitiu 19 infrações de trânsito. Também foram abordadas 40 pessoas, das quais 10 foram flagradas cometendo ilícitos penais e acabaram encaminhadas. A expectativa é de maior público na noite de segunda-feira, 27, na Guaratubanda. Os trios elétricos começam a passar na avenida a partir de 21 horas e deve seguir até às 2h30 com acompanhamento da PM

Pontal do Paraná – As festividades de Carnaval reuniram neste domingo cerca de 12.500 pessoas nos balneários de Santa Terezinha, Ipanema, Praia de Leste e Shangri-lá durante o domingo. Houve a aplicação da Plataforma de Observação Elevada (POE) para o monitoramentos dos locais com concentração de pessoas. Interligado com as câmeras da prefeitura, o sistema auxiliou na supervisão do policiamento e na aplicação pontual das equipes que estavam no evento. Houve duas situações de furto e nenhum roubo. As equipes policiais também abordaram 183 pessoas e vistoriaram 50 veículos.

Fotos: Soldado Adilson Voinaski Afonso e Marcia Santos

Publicidade


Em alta