conecte-se conosco

Polícia

Carga desviada é recuperada em ação integrada da PCPR e GCM em Paranaguá

Caminhão carregado com cerca de 30 toneladas de ureia foi apreendido em um posto de combustível em Alexandra.

Publicado

em

Um caminhão, carregado com mais de 30 toneladas de ureia, foi apreendido durante uma ação integrada realizada por equipes da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, na noite de sábado, 7, no bairro Alexandra.

O próprio motorista do caminhão, arrependido da participação no golpe, acionou a polícia e confessou que a carga desviada seria descarregada na região metropolitana de Curitiba, onde ele se encontraria com uma mulher responsável por fornecer toda a documentação adulterada.

A suspeita entregou a nota fiscal falsa para o caminhoneiro, que depois de carregar o veículo, em um armazém em Paranaguá, se encontraria com a mulher em um posto de combustível em São José dos Pinhais. Lá, depois de pagar R$ 10 mil pelo produto, ela indicaria o local onde a ureia seria descarregada.

Assim que souberam do golpe, as equipes da PCPR, com o apoio da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Civil de Paranaguá, foram até um posto de combustível no bairro Alexandra, e apreenderam o caminhão e detiveram o motorista, um homem de 40 anos, que foi encaminhado para a sede da 1.ª SDP – Delegacia da Polícia Civil.

De acordo com o delegado Adjunto e Operacional da Polícia Civil, Dr. Nilson Diniz, a apreensão da carga e da documentação é importante para a sequência da investigação.

“O principal foi que além da recuperação da carga, a gente começou a trabalhar uma investigação, com o intuito de identificar as pessoas que hoje são responsáveis pelo aliciamento desses motoristas. Nós temos conhecimento que essas mesmas pessoas se dedicam a esse tipo de atividade, elas vem aliciando os motoristas, e em razão destes fatos é que vêm ocorrendo esses desvios de cargas, então é imprescindível que essas pessoas sejam identificadas e indiciadas nesse inquérito policial” destacou o delegado.

O responsável pela investigação frisou que o desvio de cargas tem causado um prejuízo considerável aos empresários do setor, gerando, por exemplo, o aumento no valor dos seguros, e até a mudança de endereço, das unidades que manipulam esse tipo de produto, inclusive para outros Estados, gerando um impacto negativo para a economia local.

Além da apreensão realizada no fim de semana, o delegado da Polícia Civil lembrou outras ações que já foram realizadas na cidade.

“O nosso trabalho visa a gerar segurança para os empresários e reprimir os desvios de cargas que ocorrem em Paranaguá. Nós já prendemos, ao longo do ano, vários receptadores de cargas, tanto furtadas como roubadas, motoristas que participam desse esquema criminoso, identificamos alguns caminhoneiros que hoje não conseguem mais realizar nenhum tipo de carregamento, na cidade. Além disso, identificamos também núcleos da célula criminosa responsáveis pela entrega da documentação falsa, alguns até foram presos.”

DENÚNCIAS

O delegado da Polícia Civil lembrou importância dos canais de denúncia que estão disponíveis para a comunidade. Qualquer informação sobre esse tipo de crime deve ser repassada imediatamente pelo WhatsApp da PCPR pelo número, 3420-3600. Vídeos, áudios, fotos e mensagens recebidas são analisados pela equipe de investigação e a identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

“Grande parte das denúncias que recebemos acaba se transformando em operação da Polícia Civil e auxilia o nosso trabalho diário de investigação, combatendo não só o crime de desvio de cargas, mas outros que acontecem na cidade”.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress