Logotipo

Pensar Verde

Biólogo - CRBio 66032/07, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário

Feliz Natal

24 de dezembro de 2019

Nesta semana nos deparamos com mais uma maratona de compras. Fazemos lista de pessoas a serem presentadas de acordo com o nosso grau de afinidade.  Combinamos com a família para percorrermos lojas e saciarmos o nosso prazer em comprar. Ops! Comprar? Mas não estamos na semana do Natal? Período em que para os Cristãos ocorre uma profunda reflexão sobre o aniversário de nascimento de Jesus Cristo? Aquele que veio para nos ensinar que devemos dar mais valor para tudo aquilo que não é material?

Infelizmente nem sempre paramos para pensar nos ensinamentos que Jesus nos trouxe independente da nossa crença. Ele foi sensacional! Falou que devemos cuidar dos animais e das plantas, dos rios e mares. Encontramos na Bíblia muitas vezes o termo “jardim”. Adão e Eva foram incumbidos da missão de trabalhar e cuidar do jardim. Todos somos “jardineiros” deste planeta. Este tema é inclusive abordado nos ensinamentos de diversas religiões. Cabe então a pergunta: estamos sendo bons jardineiros?

Precisamos cuidar do planeta também pelo fato de não termos um “Planeta B”. Não existe outro lugar para habitarmos. Somos mais de 7 bilhões de jardineiros que em sua grande maioria não está cumprindo o seu papel. Quando saímos às compras de maneira impensada estamos muitas vezes agindo com irresponsabilidade produzindo mais resíduos que nem sempre são reciclados. Estamos consumindo materiais que são finitos e que podem em um futuro não muito longínquo deixarem de existir.

Façamos então o exercício natalino de refletir sobre o que devemos fazer para nos tornarmos melhores jardineiros e aproximarmos cada vez mais as nossas práticas de nosso discurso. Precisamos incansavelmente nos tornarmos pessoas melhores que pensam no global mas que agem em seu local. Desejo um Feliz Natal à todos os leitores desta coluna.

 

Fotos

Compartilhe