conecte-se conosco

Páscoa

Consumir 30 gramas de chocolate ao dia faz bem à saúde

Produto pode melhorar a ansiedade, prevenir AVC e auxiliar na memória

Publicado

em

O consumo controlado de chocolate pode trazer mais benefícios do que malefícios para a saúde do ser humano. No período de Páscoa, o alimento é inevitável para muitos adultos, jovens e crianças. Contudo, existe uma quantidade certa de chocolate que pode ser consumida por dia, a qual pode, inclusive, ser capaz de evitar doenças e colaborar para o bem-estar.

QUANTIDADE

“Me perguntam muito sobre a quantidade, porque há pessoas que comem uma barra de uma única vez, mas o excesso não é bom. Eu indico 30 gramas por dia, que é  a quantidade ideal de consumo, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons”, afirmou a nutricionista Cynthia Elizabeth Silva Alcaraz Fernandez.

BENEFÍCIOS

Para a nutricionista, o consumo do chocolate deve ser feito com cautela, mas o produto apresenta muitos pontos positivos para a saúde. “O chocolate é um alimento muito rico em calorias, mas também tem muitos benefícios se consumido de forma moderada. Vemos nos supermercados muitas opções como os de caixa, os chocolates brancos, mas a melhor opção são os amargos. Estes têm antioxidantes, flavonoides e agem na circulação sanguínea”, lembrou a profissional.

Recentemente, um estudo mostrou que, como o chocolate é rico em cacau, que tem antioxidante, pode reduzir a inflamação nas artérias. “Teoricamente, ele nos protege contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral), porque pode reduzir a aderência do colesterol nos vasos sanguíneos”, ressaltou Cynthia. No entanto, os benefícios só serão percebidos nos casos de consumo da versão amarga. A presença da cafeína também pode ajudar na aceleração do metabolismo e na queima de calorias.

A memória pode ser melhorada com o consumo do chocolate, também devido à presença da cafeína, que estimula o raciocínio, a atenção, a concentração e o desempenho do cérebro de forma geral.

As vitaminas do tipo A e do complexo B, contidas no chocolate amargo, ajudam a neutralizar os radicais livres, substâncias que em excesso provocam danos nas células e aceleram o processo de envelhecimento. “Podemos ver hoje em dia que muitos cosméticos utilizam o cacau, porque tem efeito regenerador”, destacou Cynthia. Tudo isso, sem falar na melhoria no humor, da ansiedade, devido à endorfina, podendo combater o desânimo.

MAIS SAUDÁVEIS

A opção mais saudável, como a profissional frisou, é o amargo. Os chocolates de caixas de bombons têm muito açúcar. Para ter certeza do que está consumindo, o mais indicado é olhar os ingredientes da embalagem e verificar se o primeiro deles é o cacau, pois o primeiro da lista é o que contém em maior quantidade.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress