conecte-se conosco

Paróquia São João Batista

TEMPO PARA TODAS AS COISAS

“Hoje, quarta-feira, concluímos o mês de janeiro…”

Publicado

em

Olá caríssimo leitor e caríssima leitora do Jornal Folha do Litoral News.
Minha saudação e prece por você, sua família e seus sonhos!

Hoje, quarta-feira, concluímos o mês de janeiro. À história, sempre gratidão, ao futuro, a esperança e ao presente, a graça de Deus a nos conduzir, como nos ensinava Dom Alfredo – 2.º bispo Diocesano de Paranaguá.

Mais um mês vivemos. A impressão é que o tempo passa depressa, mas o tempo é o mesmo para todos. Um presente de Deus, de 24 horas para viver, conviver, trabalhar, descansar, cuidar da saúde. Assim é o dia. Em torno de 30 dias, assim é o mês. A todo tempo, que vivemos com intensidade, é justo agradecer a Deus, o Senhor do tempo, da História e da eternidade.

Segundo a Palavra de Deus, no Livro de Eclesiastes, capítulo 3, versículos de 1 a 8, há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Contudo, a cada tempo, que o próprio Deus nos permita viver com sabedoria!

Para nós, os cristãos católicos, dentro do tempo cronológico, há o Tempo Litúrgico, marcado com as celebrações do mistério da nossa fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus: a sua infância, seu ministério e missão evangelizadora, seu caminho de dor, Paixão, Morte e Ressurreição.

A Infância de Jesus, celebramos no Natal; sua missão, no Tempo Comum, a via dolorosa e Páscoa, na Semana Santa, iniciando o Tempo Pascal.

A Quaresma, que iniciaremos dia 14 de fevereiro, é um Tempo que nos prepara para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Neste tempo Quaresmal, a Igreja se volta para a prática do jejum, da caridade e da oração.

O jejum é uma forma de penitência pessoal. Não se alimentar para experimentar a fome (que Jesus experimentou). E, o que não se gasta com o alimento, se guarda, para fazer caridade, ajudar outras pessoas, sobretudo quem passa fome.

A caridade é tirar de si para dar ao outro, sobretudo aos que têm suas necessidades não satisfeitas. E oração é para manter a comunhão com Deus, o criador de todas as coisas.

Neste tempo da Quaresma que se aproxima, tocados pelo espírito de fraternidade (pois, diante e Deus somos todos irmãos), por sermos seres religiosos, mantenhamos uma comunhão com Ele pela oração, com o nosso próximo pela caridade, conosco sentindo na pele as privações de quem passa fome, para ajudar quem tanto precisa!
Um abençoado mês de fevereiro a todos!

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress