O ser humano é um ser biofísico, de espírito e alma. Um olhar para sua realidade nos permite compreender que para ser o que é, o corpo humano se compõe de células, de tecidos (epitelial, muscular, conjuntivo, nervoso), de órgãos, sistemas, veias, ossos, cartilagens, nervos, artérias. Essa complexidade revela uma comunhão de vida para manter todo o organismo.
No corpo humano há muitas relações que o deixam sempre em movimento: o coração que bate, o pulmão que respira, o sangue que corre nas veias, os impulsos elétricos, a alimentação que ingere os nutrientes (vitaminas, carboidratos, gorduras, proteínas, sais minerais), a pele que transpira, movimentos do próprio corpo.
E cada corpo humano tem alma, espírito, sentimentos, inteligência, história, família, contexto de criação, cultura, profissão. É pessoa que tem liberdade, capacidade, que toma decisões, que busca crescer, avançar, progredir.
Sabendo que a natureza do corpo humano revela sua comunhão como organismo feito de elementos físico-químicos, a realidade de cada pessoa na sociedade é um reflexo dessa complexidade.
Na sociedade, para estar bem, há necessidades de relações. Eu dependo e preciso de tantas pessoas que não as conheço para sobreviver. Por exemplo, o pão que compro na padaria, muita gente participou com seu trabalho para estar à mesa. Por uma questão de natureza, é impossível viver sozinho. E toda pessoa egoísta parece ser vivente sem causa para viver!
Se o organismo trabalha para nos dar condições benéficas para sobreviver, nos manter vivos, a administração da nossa vida deve nos levar a conviver com outras vidas e com as coisas e fazer a vida valer a pena.
Para quem tem religião e fé em Deus, mesmo com os problemas que este mundo tem porque não conhece a Deus, a vida quando construída com felicidade e paz neste mundo é o começo da eternidade. Eu que sou cristão e padre, creio nisso.
Creio que somos quem somos porque Deus nos fez dependentes dos elementos que Ele mesmo criou e mantém o corpo vivo, somos dependentes das pessoas que nos ajudam e de Deus que cuida de nós, nos dá cada dia como um presente para bem aproveitar, viver e conviver!
Sou grato e feliz pela minha religião que me ensina a viver em comunhão comigo, com meus irmãos e irmãs e com Deus!
Pe. Eliel