Paróquia São João Batista

Com o ódio não é possível construir a paz

A verdade é que a falta de diálogo, de perdão, de reconciliação, de tolerância, de altruísmo e de respeito revelam o egoísmo.

whq1a4k 1584450080

Diante da crise que vivemos, de valores e de princípios morais e humanos, diante de tanta violência e injustiças, de tanta corrupção em instituições e organizações e, mais ainda, com a manipulação das informações carregadas de ideologias e sensacionalismos, há muitas pessoas que alimentam o ódio, a vingança, o desprezo, a intolerância, o julgamento.

A verdade é que a falta de diálogo, de perdão, de reconciliação, de tolerância, de altruísmo e de respeito revelam o egoísmo. Revela o ser humano que pensa demais em si, que não pensa no seu próximo e quase sempre não pensa em Deus, e quando pensa, pensa num Deus do seu jeito.

O egoísmo é para a fé cristã católica a fonte do pecado. O ensinamento da nossa fé, com base no livro do Gênesis diz assim: Adão e Eva por pensarem neles, não pensaram em Deus, não quiseram escutar a Palavra do seu Senhor. Pagaram um preço alto por isso, ficaram sem o paraíso. Depois deles, a Escritura revela o que fez o egoísmo entre Abel e Caim. O primeiro foi morto pelo segundo. Dali pra diante a maldade foi tomando conta da humanidade.

Há quem diga que vivemos como o Livro do Gênesis relatou a maldade no mundo. Há quem pense não haver mais solução. Mas há quem creia que é possível as mudanças, a começar pelo coração de quem quer mudanças. Sou desses. Creio que é possível ajudar o mundo a ser melhor.

A Campanha da Fraternidade, uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil, reflete neste ano o tema da violência e propõe o espírito da fraternidade para superação desta chaga na sociedade.

Considerar quem convive comigo como irmão, como irmã, é uma questão de natureza inerente a cada ser humano, porque somos todos frutos da Mãe Terra, mas pensado, querido, amado, conhecido por Deus, o Criador de todas as coisas, portanto, alimentar o ego, o egoísmo, não é o caminho para promover a paz na família ou em qualquer comunidade ou grupo (de trabalho, de fé, esporte, diversão…).

Peçamos a Deus que nos ajude com a sua graça e assistência todos os dias, para que vivamos como irmãos. Ele é pai de todos nós e não vale a pena alimentar a divisão; e nos esforcemos para viver os valores e princípios da vida fraterna para o bem comum entre nós.

Padre Eliel 

Com o ódio não é possível construir a paz

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.