conecte-se conosco

Meio Ambiente

Prefeitura realiza atendimento veterinário de 440 animais por mês em Paranaguá

Departamento Veterinário da Semma atende animais domésticos com tutores, bem como os abandonados que são recolhidos para o Aeroparque (Foto: Secom/PMP)

Publicado

em

Serviços de cuidados médicos, resgate e castração, entre outros, são feitos gratuitamente

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento Veterinário, realiza diariamente serviços veterinários gratuitos a animais domésticos e abandonados de Paranaguá. Com atendimento veterinário fixo realizado na sede da Semma no Aeroparque e móvel que percorre os bairros do município, segundo a assessoria da pasta, a média mensal de atendimento é de 440 animais, abrangendo vários serviços médicos, como castração, resgate nas ruas, algo que segue um cronograma e cadastro feito pelos tutores de gatos, cachorros e outros animais domésticos.

Segundo a Semma, o atendimento realizado no Aeroparque no período da manhã foca no tratamento de animais resgatados em várias localidades de Paranaguá, os quais permanecem na sede da pasta. "Durante a tarde, a partir das 13h30, iniciam-se a entrega de senhas e as consultas veterinárias dos animais levados pela população, de segunda à sexta-feira. São em média 10 senhas distribuídas por tarde", explica a assessoria.

Outro foco de atuação é o atendimento veterinário móvel, que foi estruturado pela gestão do prefeito Marcelo Roque e mensalmente expede um cronograma dos bairros atendidos, sendo que uma unidade veterinária segue até a localidade e atende os animais dos moradores na região, algo que é anunciado por meio do site da prefeitura e pelos veículos de comunicação. "Desta forma, mais regiões podem receber esse serviço. O horário de atendimento é o mesmo realizado na sede da Semma, a partir das 13h30, com distribuição de 10 senhas por tarde. Como o mês de junho já está terminando, um novo cronograma está sendo preparado para o mês de julho", detalha.

Atendimento veterinário móvel foi estruturado pela gestão do prefeito Marcelo Roque e mensalmente expede um cronograma dos bairros atendidos, sendo que uma unidade veterinária segue até a localidade e atende os animais dos moradores na região (Foto: Secom/PMP)

MÉDIA MENSAL DE ATENDIMENTOS

"Com relação ao atendimento de cães e gatos levados para consultas pela população, a média é de 440 animais por mês, sendo 220 atendidos na Semma e 220 na unidade móvel. Contudo, lembramos que a secretaria também atende animais resgatados, vítimas de maus-tratos e/ou abandono, entre eles cães, gatos e cavalos que recebem o cuidado dos veterinários e equipes", explica a Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo a assessoria, a causa animal é algo levado a sério pela gestão do prefeito Marcelo Roque através do secretário de Meio Ambiente, Vinicius Yugi Higashi. Sabemos que nem sempre o cidadão tem condições de custear uma consulta veterinária e esse serviço auxilia no bem-estar desse animal. Além disso, os tutores recebem orientações dos profissionais veterinários e sanam suas dúvidas", informa a Semma.

Além do atendimento veterinário, resgate e outros serviços, a Semma preza pela saúde dos munícipes com foco no combate e prevenção à proliferação de doenças que podem ser transmitidas por animais infectados. "Várias enfermidades e parasitas podem ser transferidos do animal para o humano como carrapatos, pulgas, sarnas, leptospirose, toxoplasmose, entre outras. Garantir a diminuição no número de cães errantes com a castração de fêmeas e machos e manter a saúde dos animais domésticos representam qualidade de vida tanto para os cidadãos como para os próprios animais", explica.

A média é de 440 animais atendidos pela Semma por mês, sendo 220 atendidos na Semma e 220 na unidade móvel (Foto: Secom/PMP)

CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Neste mês, a prefeitura iniciou também um programa de castração gratuita de cães e gatos em Paranaguá, algo que dá um novo passo à causa animal e será disponibilizado tanto para animais com tutores quanto para os abandonados.  "O programa é voltado a animais resgatados e que estão recebendo os cuidados pela Semma, estão em lares temporários por meio de ONGs de proteção animal e cães e gatos de tutores que tenham renda total de até três salários mínimos e estejam cadastrados no Programa do Governo Federal Cadastro Único, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)", detalha a assessoria.

O cadastro do animal para castração pode ser feito pelo seu tutor no Protocolo da Prefeitura, com todos os documentos necessário que são oferecidos pela Semas), ou, no caso das ONGs, com ficha cadastro junto com o CNPJ da entidade. Após isso, um protocolo é emitido e a Semma contata o tutor via telefone, com encaminhamento do animal para avaliação e posterior data da castração.

"Na clínica, o animal passará por exames mais detalhados para verificar a plena saúde dele. O transporte do cão ou gato será de responsabilidade do tutor do animal. O procedimento cirúrgico será feito em caninos e felinos, de ambos os sexos, com no mínimo 150 dias e no máximo 8 anos de idade em uma das quatro clínicas veterinárias participantes do programa municipal de castração", afirma a Semma.

Segundo a assessoria, cidadãos que estão interessados na castração dos seus animais podem receber mais informações no site da prefeitura no link www.paranagua.pr.gov.br, em que, ao final está disponível uma janela com o nome "Castração de Animais". A Semma atende diariamente pelo número (41) 3420-2967.

 

 

 

Publicidade










plugins premium WordPress