conecte-se conosco

Meio Ambiente

Peixe raro é encontrado no litoral paranaense

Animal é o maior peixe ósseo dos mares e vive a 600 m de profundidade

Publicado

em

Pescadores de Superagui encontraram um peixe raro, o qual espantou a comunidade litorânea. O fato ocorreu na madrugada de quinta-feira, 13, na baía de Guaraqueçaba.

Ao ser trazido até o Mercado do Peixe, em Paranaguá, o achado ganhou ainda mais repercussão, reunindo dezenas de curiosos no local. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, Edmir Ferreira, trata-se do peixe-lua. “Nunca tínhamos visto nada igual. Com toda minha experiência de vida ligada ao mar já vi muitas espécies de peixes, mas como este é a primeira vez. Pelas características podemos dizer que é o peixe-lua”, contou.

Pescadores como Everaldo Maia e Ivan Sander também ficaram surpresos ao ver o peixe e não sabiam mais informações sobre a espécie por se tratar de um feito inédito. “A única coisa que já ouvi falar é que não é comestível por conter substâncias tóxicas”, palpitou Ivan.

 

CARACTERÍSTICAS

Peixe-lua: Trata-se de uma das criaturas mais bizarras do mar. Ele pode ser encontrado em todos os oceanos, inclusive na costa brasileira onde, por sinal, está na lista dos peixes ameaçados de extinção. Quando adulto pode pesar até 5.000 Kg, atingindo 4,5  metros de altura,  por 3,5 de largura. Uma das curiosidades é que o peixe-lua não tem cauda. Ele se alimenta de medusas e águas-vivas porque não tem dentes. Seus principais predadores são leões-marinhos, orcas e tubarões. O peixe-lua é considerado, em algumas culturas, um petisco apetecível, mas a sua carne contém neurotoxinas em quantidades apreciáveis.

 


Um dos fatos curiosos é que o peixe não tem cauda

 

Publicidade


Em alta