conecte-se conosco

Meio Ambiente

Comunidade retira 40 toneladas de lixo do mangue

Ação acontece há dez anos em parceria com a Multitrans

Publicado

em

Quem caminha pelos becos do bairro Santa Cecília (Morro da Cocada) observa que as ruas estão mais limpas. Embora ainda haja entulhos depositados nas esquinas, os moradores dizem que antes a situação era pior. 

A mudança no comportamento é resultado de um projeto que começou em 2007, ensinando os moradores que lugar de lixo é na lixeira. O projeto se chama “Bairro Limpo”, colocado em prática pela Associação de Moradores do bairro Santa Cecília, juntamente com a empresa Multitrans.

No último fim de semana, ocorreu mais uma ação do projeto, sendo marcado pela participação da comunidade na retirada de entulhos dos manguezais. A atividade acontece uma vez por ano promovendo a conscientização ambiental no bairro onde a empresa está instalada.

As ações iniciaram no sábado, 15, e se estenderam até segunda-feira, 17, mobilizando vários voluntários. De acordo com Marcio Pereira do Nascimento, presidente da Associação de Moradores, na primeira edição do projeto, há dez anos, foram retiradas cerca de 70 toneladas de lixo e, nos anos seguintes, a quantidade reduziu. “O lixo no mangue foi caindo ao longo do tempo porque os moradores passaram a entender nossa mensagem. Hoje estamos coletando aproximadamente 40 toneladas de lixo,  quantidade que quase chega a ser a metade do que foi arrecadado no início do projeto”, conta.

 


Marcio, presidente da Associação de Moradores, ressaltou que a comunidade está mais  consciente sobre a questão da limpeza

 

A Multitrans participa do projeto doando sacos de lixo e mobilizando a equipe de limpeza. A gerente de recursos humanos da empresa, Vanessa Esser, ressaltou que hoje a comunidade já está consciente sobre a questão. “Eles sabem que os benefícios da limpeza são grandes e as crianças estão crescendo entendendo que o lixo não pode ser depositado na área de manguezal. É um trabalho que tem efeito a longo prazo e agora, como já passou uma década, estamos vendo o resultado. O meio ambiente agradece”, contou.

Luiz Siqueira, gerente administrativo da empresa, ressaltou que a mudança de mentalidade ocorreu gradativamente. “Hoje nós estamos completando dez anos do projeto e notamos  que a cada ano que passa o volume de sujeira retirado dos mangues vem caindo drasticamente. Isso é bom porque nos mostra a conscientização social, pois a população aderiu ao projeto e hoje sabe que o lixo deve ser jogado no lixo e não na via pública e muito menos nos manguezais”, ressaltou.

Publicidade


Em alta