conecte-se conosco

Meio Ambiente

Alunos aprendem a valorizar e a cuidar do meio ambiente

Contato com a natureza desenvolve uma postura ecologicamente correta

Publicado

em

A Escola Municipal Dr. Joaquim Tramujas Filho tem como um dos propósitos desenvolver a consciência ambiental entre os estudantes. Para isso, alguns projetos são colocados em prática, os quais envolvem todas as séries do Ensino Fundamental. 

Um deles é a horta escolar que conta ainda com o plantio de outras árvores, as quais são cuidadas diariamente pelos estudantes. De acordo com as professoras, a educação ambiental ajuda a explorar a relação da criança com a natureza e os impulsos que seus atos podem causar no sentido ecológico. “Eles estão crescendo valorizando e sabendo da importância do meio ambiente para a sociedade”, afirma a professora Sueli Costa.

A finalidade da horta é que tenha um consumo próprio incluído na alimentação das crianças. “Nós priorizamos a questão da qualidade dos alimentos. A atividade começou com as tias da cozinha que fazem comida e elas que estão mantendo a horta”, reforça a diretora Thaís Nascimento Ferreira.

A horta conta com vários produtos, dentre os quais, cebolinha-verde, alface, abobrinha e ainda temos frutas como mamão e banana e mudas de frutas variadas que estão crescendo. A cana plantada na escola também já foi consumida. O estudante Calebe Fulgêncio contou que provou a cana pela primeira vez.

A mesma experiência em provar os frutos plantados e colhidos na escola foi vivenciada por João Vitor. Ele provou o mamão e hoje acompanha diariamente o crescimento do pé e o surgimento de novos frutos.

 


Cauan Eduardo colheu, na semana passada, alguns mamões plantados na escola

 

O mesmo acontece com a bananeira e o pé de pitanga, os quais recebem atenção dos alunos que sabem que cuidando da planta ela poderá  gerar frutos, assim como ocorreu com o mamoeiro e a cana.

COMPOSTAGEM

Além de cuidar e acompanhar o processo de crescimento das plantas, os alunos aprendem algumas técnicas diferenciadas, como por exemplo, a compostagem. Trata-se de um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

Apesar de lixos orgânicos serem biodegradáveis, este tipo de resíduo também polui e tem efeitos negativos no meio ambiente. Para reduzir a produção de lixo caseiro, a alternativa é reaproveitá-los.

Este é um dos ensinamentos repassados: que o adubo orgânico fortifica o solo com nutrientes naturais, podendo ser feito com cascas de frutas, sobras de verduras e legumes.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress