Logotipo

Dia Nacional do Amigo da Marinha é celebrado com entrega de medalhas

06 de novembro de 2018

Treze personalidades foram agraciadas com a medalha Amigos da Marinha.

Compartilhe

Treze representantes das sociedades civil e militar foram homenageados com a medalha Amigo da Marinha na manhã de terça-feira, 6. A cerimônia foi realizada pela Capitania dos Portos do Estado do Paraná - 8.º Distrito Naval, em sua sede, em alusão ao Dia Nacional do Amigo da Marinha.

Em mensagem oficial, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, ressalta que a medalha é uma homenagem às pessoas que, voluntariamente, se dedicam a divulgar as atividades da Marinha e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade.

“A Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), que deu continuidade à Associação Santista dos Amigos da Marinha, foi fundada em 1979 em Almirante de Esquadra Maximiano. O chefe naval se tornou patrono da Soamar e na data de seu nascimento celebramos o dia do Amigo da Marinha”, destacou em mensagem o comandante Barcellar.    

A medalha foi criada em 1966 para agraciar personalidades sem vínculos funcionais com a Marinha, mas que se dedicam, de alguma forma, a apoiar, divulgar e valorizar os trabalhos realizados pela Marinha. 

AGRACIADOS COM AS MEDALHAS

Foram agraciados com diplomas e medalhas: O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, representado pela presidente Guadalupe Vivekananda, prefeito Marcelo Roque, presidente da Câmara, Marcus Roque, Cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, comandante do 9.º BPM, Rui Noé Barroso Torres, Gerson Gross, Andre Luiz do Patrocínio Maragliano, Fioravante Andreis Neto, Jacqueline Guimbala, José Antonio Machado Gomes Pereira, Livia Mayer Blaskevicz, Rodrigo Buffara Farah Coelho e Ronaldo Santos Sapateiro.

Capitão de Mar e Guerra, Germano Teixeira da Silva, Capitão dos Portos do Paraná, presidiu a cerimônia e parabenizou todos os homenageados

A entrega das medalhas foi feita pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, o qual encerrou a solenidade parabenizando os homenageados.

“É uma solenidade que muito nos honra porque sabemos que podemos contar com a Soamar e ela também pode contar com a Marinha. Essas medalhas simbolizam o reconhecimento de um trabalho feito de forma voluntária, na valorização e divulgação de nossas atividades”, destacou.

 

Estiveram presentes ao evento autoridades civis, militares, empresários e convidados.

DIA NACIONAL

Anualmente, o Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado em 6 de novembro, data do aniversário de nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.

Fotos

Colunistas