conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Comandante do 8.º Distrito Naval destaca a importância da Marinha

o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, comandante do Oitavo Distrito Naval, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Publicado

em

Na segunda-feira, 7, a convite do deputado estadual Tião Medeiros (PTB), o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, comandante do Oitavo Distrito Naval, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Na ocasião, o Almirante Guerreiro falou na tribuna sobre atuação da Marinha do Brasil no Estado do Paraná. Explicou sobre a divisão territorial da Marinha e a área de jurisdição abrangida pelo Oitavo Distrito Naval, que é composta pelos Estados de São Paulo, Paraná e o terço sul de Minas Gerais, área que concentra a maior parcela do PIB nacional. Destacou também a importância estratégica do Estado do Paraná, Estado que sedia o Porto de Paranaguá, maior porto graneleiro da América Latina, e a Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica geradora de energia do planeta.

Além disso, o vice-almirante destacou o crescimento do turismo náutico e o aumento das embarcações de esporte e recreio no Estado do Paraná, e do desenvolvimento de empreendimentos na região de Angra Doce. “É de extrema importância promover a presença da Marinha em todo o território nacional. Em razão do desenvolvimento das atividades náuticas, hoje, nós já estamos determinados a criar uma nova organização militar próximo a Angra Doce. Assim, poderemos acompanhar com melhores condições esse crescimento”, comentou o vice-almirante, Antônio Carlos Soares Guerreiro.

A intenção é que ainda no segundo semestre de 2018 seja realizado no município de Curitiba um simpósio com o objetivo de discutir a transposição de hidrovias e a navegação por toda a calha do Rio Paraná.

COMANDO

A Comissão Naval em São Paulo foi criada por meio do Decreto n.º 76.373, de 2 de outubro de 1975. A sua denominação foi alterada para Comando do 8.º Distrito Naval por meio do Decreto n.º 2.153, de 20 de fevereiro de 1997, com atribuição de contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade na Marinha.

Dentre as tarefas atribuídas ao Comando do Oitavo Distrito Naval, para o respectivo cumprimento de sua missão, estão a execução operações navais e aeronavais e de ações preventivas e repressivas na área de fronteira, a implementação das leis no espaço náutico, a promoção da segurança da navegação, a contribuição para o desempenho das atividades de prevenção à poluição hídrica, o zelo pelo cumprimento de acordos internacionais, e o controle da marinha mercante, dentre outras atribuições.

No Paraná, a Marinha do Brasil conta com a Capitania dos Portos, a Capitania de Foz do Iguaçu e a Delegacia de Guaíra, organizações militares pertencentes ao Comando do Oitavo Distrito Naval.

Publicidade










plugins premium WordPress