Logotipo

Capitania dos Portos realiza curso de Marinheiro Auxiliar e prova de Arrais-Amador em Guaraqueçaba

22 de novembro de 2019

Qualificação foi um pedido da Câmara de Vereadores da cidade e atendeu 35 moradores.

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizou, neste mês, o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas para formação de aquaviários na cidade de Guaraqueçaba, Litoral Norte do Paraná. Além disto, os moradores no município tiveram a oportunidade de realizar prova de Arrais-Amador no dia 17 para conseguir a habilitação necessária para a condução de embarcações de esporte e recreio. O objetivo da CPPR é reforçar a cultura marítima e garantir a segurança da navegação com a qualificação profissional dos trabalhadores em embarcações e com a verificação do conhecimento dos candidatos a condutores amadores.

O curso de Marinheiro Auxiliar forma aquaviários para exercer atividades no convés e na praça de máquina de embarcações com arqueação bruta (AB) de até 300, empregadas na navegação interior e de apoio portuário. Os alunos ficam habilitados ainda a ser comandante de embarcações com até 10 de arqueação bruta. A qualificação foi um pedido da Câmara de Vereadores de Guaraqueçaba e atendeu 35 moradores na cidade. As aulas aconteceram no período de 8 a 21 de novembro em um espaço cedido pelo Legislativo e os instrutores foram militares da CPPR.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, ressaltou que o curso é oferecido de forma gratuita para levar conhecimento para a comunidade de Guaraqueçaba com forte ligação com o mar. “A cultura marítima faz parte da história e do cotidiano do município, principalmente pela dificuldade de acesso à cidade pela via terrestre. O trânsito de embarcações para atividades pesqueiras, de transporte, comerciais ou mesmo para lazer é intensa em toda a região e a Capitania quer contribuir para que a navegação aconteça de forma segura com o intuito de preservar a vida e a saúde das pessoas. Levar o curso de Marinheiro Auxiliar e a prova de Arrais-Amador para Guaraqueçaba contribuiu para que a CPPR cumpra a missão designada pela Marinha no Litoral do Paraná”, citou o Capitão dos Portos.

Da assessoria da Capitania

Foto: Capitania dos Portos do Paraná


Colunistas