conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná celebra 164 anos de criação

Capitão dos Portos destacou seu orgulho pela Capitania, pela sua história e tradição

Publicado

em

Para comemorar os 164 anos de criação da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), militares da Organização Militar participaram, no dia 28 de setembro, de Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paranaguá, onde foi realizada a leitura da Ordem do Dia alusiva à data pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.

Em sua mensagem dedicada à data, o Capitão dos Portos, destacou seu orgulho pela  Capitania, pela sua história e tradição. “Nesta data tão especial, apresento as homenagens a todos os componentes desta incansável tripulação, de hoje e de ontem, composta de civis e militares que, junto com o legado dos nossos antecessores, ajudam a escrever esta história secular”, declarou.

Na oportunidade, também salientou seu agradecimento à outras parcelas da comunidade. “Manifesto, também, gratidão às autoridades civis e militares do poder público nas esferas federal, estadual e municipal e às entidades relacionadas às Comunidades Marítima, Náutica, Portuária e Pesqueira pela colaboração e disponibilidade”.

 


Presidente da Câmara Marcos Roque, recebe placa em comemoração à data

 

 

História

A CPPR é uma das Organizações Militares que representa a Marinha do Brasil no estado do Paraná, tendo sob sua jurisdição 65 municípios. Sediada no município de Paranaguá, conta com um efetivo de 120 pessoas, entre militares da ativa e da reserva e servidores civis. Seu lema “Sua segurança no mar é a nossa missão”, traduz suas principais tarefas que são a de contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

 


Parte da tripulação da CPPR participa de Sessão da Câmara de Paranaguá

 

A história da CPPR funde-se à história do Paraná: Em 1º de outubro de 1853, logo após a emancipação da Província do Paraná, foi criada, por intermédio do Decreto Imperial nº 1.241, a Capitania dos Portos do Paraná. A CPPR está presente na segunda maior Baía do Brasil, com 667 km² de extensão, compreendendo as baías de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pinheiros.

 

 

Da assessoria.
Fotos: CPPR

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress