Logotipo

Capitania dos Portos do Paraná apoia Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes

02 de fevereiro de 2019

Evento religioso acontece na manhã de domingo, 3, na baía de Paranaguá

Compartilhe

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) participará da Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora dos Navegantes na manhã de domingo, 3, de acordo com a programação da 51.ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que acontece desde o dia 25 janeiro. A imagem sairá da paróquia na Ilha dos Valadares e vai percorrer o Rio Itiberê até o Canal da Galheta com o acompanhamento de fiéis e dezenas de barcos de pesca. A festividade é a segunda maior procissão marítima de Paranaguá, precedida pela Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná e que acontece no mês de novembro.

Ao todo, nove embarcações farão o transporte de fiéis durante o trajeto. A Seção de Inspeção Naval da CPPR realizou a verificação prévia da documentação dos barcos de transporte de passageiros. Uma inspeção também foi realizada por militares da Capitania na área de atracação dos barcos. No momento da procissão, lanchas da Marinha do Brasil prestarão apoio e irão trabalhar para o ordenamento da navegação de maneira a prevenir acidentes durante o trajeto.

Os detalhes do apoio da CPPR à Procissão Marítima foram acertados em uma reunião do Padre Binu Joseph, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes na Ilha dos Valadares, com o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado. “A santa é a padroeira dos Marítimos e a festa religiosa em honra a Nossa Senhora é uma tradição em Paranaguá, em especial na Ilha dos Valadares, comunidade formada por pescadores. Nada mais justo que a Capitania prestar apoio à paróquia para realização dos festejos referente à segurança da navegação. Rogamos que aqueles que se fazem ao mar tenham sempre em mente os cuidados necessários para a atividade e previnam acidentes", destacou.

Da Assessoria da Capitania

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

 

Colunistas