conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Aniversário do Ingresso da Mulher na Marinha

A iniciativa contribuiu para os anseios da sociedade brasileira e a crescente participação da mulher no mercado de trabalho.

Publicado

em

No dia 7 de julho de 2018, comemorou-se o 38.º aniversário do Ingresso das Mulheres nas fileiras da Marinha do Brasil. Fruto da visão vanguardista do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Ministro de Estado da Marinha à época, que propôs a criação do, então, Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha.

A iniciativa contribuiu para os anseios da sociedade brasileira e a crescente participação da mulher no mercado de trabalho. A data passou a ser celebrada para prestar uma homenagem a todas as mulheres que serviram e que continuam trabalhando por esta Força.

A exemplo do pioneirismo da Marinha do Brasil, a primeira mulher a ocupar um cargo de Oficial General das Forças Armadas Brasileiras foi a Contra-Almirante (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes. Atualmente, a Marinha contabiliza 8.736 Oficiais e Praças do sexo feminino no Serviço Ativo. A Capitania dos Portos do Paraná conta com 15 mulheres em seu efetivo.

Ao longo dos anos, avanços aconteceram como resultado do trabalho bem executado, iniciado com as pioneiras. Mulheres de ontem deixaram um legado de amor à Marinha, desdobrado-se entre o lar e a profissão. Esta é também uma homenagem da Capitania dos Portos do Paraná às mulheres que escolheram o mar como profissão.

Da Assessoria da Capitania

Continuar lendo
Publicidade