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Maçonaria

Os Maçons E As Contruções Góticas

Apesar de a Igreja desde a antiguidade foi contrária à Maçonaria os construtores medievais, grupos de Pedreiros Livres, os Maçons, que desempenhavam seu…

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Apesar de a Igreja desde a antiguidade foi contrária à Maçonaria os construtores medievais, grupos de Pedreiros Livres, os Maçons, que desempenhavam seu ofício em toda a Europa, foram os criadores dos mais fascinantes testemunhos de inteligência e fé no final da Idade Média, as catedrais góticas.

Essas obras revelam a genialidade dos mestres construtores e algumas de suas técnicas.

A catedral era, seguindo uma visão hierárquica das igrejas, meramente uma moradia para bispos e sua assembleia religiosa. Porém, com o clima de grande disputa no início do período gótico, essas catedrais assumiram grandes proporções, tornando-se verdadeiros monumentos.

A construção de uma catedral gótica formigava com dúzias de trabalhadores dispostos em times de trabalho e que recebiam por aquilo que faziam.

Cada construção era supervisionada por um mestre construtor e por volta de 30 artesãos especialistas. Esses especialistas e alguns de seus mais habilidosos trabalhadores se moviam de função em função, aplicando lições aprendidas e passadas de um a um.

O mestre construtor atuava como um projetista, um artista e ainda como um artesão. Com o auxílio de réguas, compassos, esquadros e outras poucas ferramentas geométricas, ele fazia as plantas da catedral.

Aí está a origem das Lojas Maçônicas modernas, que aproveitaram a estrutura das lojas de construtores medievais, suas ferramentas e algumas práticas e a isto associaram conhecimentos milenares, patrimônio intelectual da humanidade, anterior ao cristianismo.

Em 6 de maio de 1791 foi aprovado um projeto-lei determinando que o Palácio do Louvre passaria a funcionar como Museu permanente, graças às iniciativas do Marquês de Marigny, superintendente geral dos edifícios do Rei, e do seu sucessor, o Conde de Angivillier, ambos membros ativos da Franco-Maçonaria em Paris, com papel destacado na Revolução. É aqui que aparece pela primeira vez, após as reformas arquitetônicas do palácio para ser adaptado a museu, a referência singular da planta estrutural do Louvre ser idêntica à planta de uma Loja Maçônica. Isto porque o Louvre está ordenado em três partes distintas, tal qual um templo maçônico, para as quais não faltam inclusive símbolos decorativos exportados da Maçonaria. Tal como um templo maçônico, que tem o formato de um duplo quadrado ou retângulo, também o Louvre possui estrutura quase retangular e reparte-se em três alas.

 

Yassin Taha

Deputado Federal

Loja Perseverança

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