conecte-se conosco

Litoral

Forte tempestade provoca diversos estragos em Guaratuba

Árvores foram arrancadas em diversos pontos da cidade (Foto: Prefeitura de Guaratuba) 

Publicado

em

Prefeitura lança 1.º levantamento dos danos causados pela tempestade

A Prefeitura de Guaratuba ainda está fazendo o levantamento dos estragos provocados pelo ciclone que atingiu o litoral na quarta-feira, 16. O relatório parcial com dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros traz o registro de quatro barcos afundados na baía, quedas de árvores e postes de energia elétrica, destelhamentos e falta de energia elétrica para um total de 30 mil residências.

A tempestade, considerada como típica de verão, registrou ventania forte, chegando a 84 km/h. O local mais afetado foi a encosta da baía de Guaratuba, os bairros: Piçarras, Centro, Cohapar, Canela e Caieiras. Na baía de Guaratuba, o ferry-boat que fazia a travessia de Guaratuba para Caiobá encalhou em um banco de areia. O rebocador da balsa ainda estava encalhado na manhã de quinta-feira, 17.

Árvores foram arrancadas em diversos pontos da cidade. Quatorze árvores caídas ou em risco de cair que estavam obstruindo as vias ou cima de residências foram retiradas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Obras, Corpo de Bombeiros e empresa Transresíduos. Também árvores caídas e em contato com cabos de energia elétrica foram retiradas pela Copel.

Desde ontem à noite, equipes da prefeitura trabalham pela cidade, 2 postes de energia elétrica que caíram foram retirados, entulhos que obstruíam as vias recolhidos e, pela manhã de quinta-feira, foi consertada a rampa do terminal pesqueiro e realizado reparo nas manilhas da praia, ponto próximo à Praça da Bíblia, que foram arrastadas pelo temporal. Também foram distribuídas lonas e isolamento das áreas de risco.

Até o momento, foram registradas cinco casas totalmente destelhadas, aproximadamente 40 residências atingidas (Foto: Prefeitura de Guaratuba) 

Até o momento, foram registradas cinco casas totalmente destelhadas, aproximadamente 40 residências atingidas, além de prédios comerciais. Foi registrado destelhamento em prédios públicos, municipais e estaduais: Unidade Porto Seguro e Unidade CRAS Cursos, administradas pela Secretaria do Bem-Estar e Promoção Social; na 3.ª Companhia da Polícia Militar; na Escola Municipal Heinz Wittitz e Escola Municipal Adolpho Vercesi; no Colégio Estadual 29 de Abril e Colégio Estadual Zilda Arns; no prédio da APAE; na nova base do SAMU.

Na Igreja São José Operário ocorreu o destelhamento tanto do prédio como do salão de eventos. A estrutura do evento 2.º Guarafest que está sendo realizado no Parque de Eventos Municipal, teve danos em toda a estrutura, palco e tendas.  A sede da Colônia de Pescadores Z7 e o Iate Clube de Guaratuba também foram atingidos. Além da queda de duas árvores, na Praça Coronel Alexandre da Silva Mafra, também foi danificada a barraca da Feira de Artesanato.

O secretário de Estado da Segurança Pública, general Luis Carbonell, o chefe do Gabinete Militar da Governadoria e coordenador da Defesa Civil, major Welby Pereira Sales e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, Gerson Gross, farão um sobrevoo juntamente com o Prefeito Roberto Justus para avaliar os danos do ciclone. 

Segundo a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, uma pessoa ficou ferida por causa do temporal. A vítima é um homem que caiu do telhado ao tentar cobrir sua residência com lona. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Paranaguá.

Segundo a Copel, ficaram sem energia elétrica 30 mil residências, atingindo todos os bairros. Cerca de 700 pessoas no bairro Piçarras ainda continuam sem energia nesta manhã.

Embarcações foram danificadas com a tempestade em Guaratuba (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

 

Fonte: Prefeitura de Guaratuba

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress