Tivemos um ano de 2017 repleto de acontecimentos e de lembranças de fatos históricos. Agora 2018 já resplandece no horizonte trazendo enigmas, ainda impossíveis de decifrar. Alguns fatos já podemos prever, tais como a continuidade da crise econômica e política, com alguns raros momentos de lazer trazidos pela Copa do Mundo.
Enfim, a chegada de um novo ano nos convida a renovar a esperança e a tentar melhorar a si mesmo. Alguns se alegram, outros se entristecem, pois lembram dos entes queridos que já não mais estão por aqui. No dia primeiro de janeiro há um silêncio profundo, acabaram as confraternizações e só resta continuar caminhando.
Com certeza sentimos saudades de épocas que não voltarão mais, porém, é necessário olhar para a frente, como fizeram os nossos antepassados. Por estarmos numa cidade portuária quem não lembra que exatamente à meia noite ouvíamos os navios buzinando? Era hora, então, de brindar com uma taça de cidra e ir à casa dos vizinhos para desejar um Feliz Ano Novo.
No Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá nos aguarda uma tarefa hercúlea de selecionar e higienizar os livros, de nos prepararmos melhor para a era virtual e ainda mantermos o acervo do Museu que tão bem retrata a nossa história e da própria tecnologia.
Encerramos o ano com a certeza da missão cumprida: recebemos aproximadamente mil visitantes, escolas e pesquisadores. Houve também o lançamento do livro da professora Iara da Silva França Formação Matemática dos Professores Primários nos Tempos da Primeira República. Trouxemos mensalmente palestras às comunidades, iniciando com “Planetário Solar Indígena”, “Projeto Papagaio-da-Cara-Roxa”, “Caminho do Peabiru”, “Noite Musical em homenagem ao aniversário de Paranaguá”, “Homenagem ao Dr. Alceu Maron no aniversário de 86 anos do IHGP” e “Homenagem aos 75 anos da Rádio Difusora de Paranaguá”. Muito importante ressaltar que por todo final de semana levarmos algum assunto de interesse à população litorânea nesta Coluna e temos uma página no Facebook.
Só resta agradecer e planejar para que em 2018 a população litorânea faça cada vez mais parte do IHGP, onde está guardada a nossa memória e a motivação para o futuro. Que a população não só faça parte como apoie esta instituição.
Feliz Ano Novo!
Guadalupe Vivekananda Fabry
IHGP – Presidente