conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

O Clube Republicano de Paranaguá

No dia 21 de agosto de 1887 foi fundado o Clube Republicano no pavimento superior do sobrado 37 da Rua do Imperador, hoje rua XV de…

Publicado

em

No dia 21 de agosto de 1887 foi fundado o Clube Republicano no pavimento superior do sobrado 37 da Rua do Imperador, hoje rua XV de Novembro. Na Ata lavrada para sua criação foi registrada a mensagem republicana, onde houve a adesão ao manifesto republicano nacional de 3 de dezembro de 1870. De acordo com Ribeiro (1966) essa Ata é um documento histórico de muito valor.

O seu primeiro Presidente definitivo foi Guilherme José Leite, nada mais nada menos do que o pai de Zenon Pereira Leite, o primeiro Presidente provisório do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá – IHGP.

Ribeiro (1966) ressalta que dois anos após a criação do Clube foi proclamada a República, no entanto, a luta continuou acesa por três anos ainda, não mais para a implantação do regime republicano, mas para a consolidação da democracia.

Segundo Freitas (1999), em 1892 deliberou-se em Assembleia que haveria uma fusão com a sociedade dançante, excluindo a parte política do estatuto, tornando-se apenas um clube recreativo. Desde então, passou a chamar-se Clube Republicano Recreativo.

A sociedade dançante a que Freitas (1999) referia-se foi elucidada por Ribeiro (1967) onde explicou tratar-se da sociedade recreativa “Voltijadores da Época”, que congregava uma sociedade jovial e distinta, a qual se reunia em festividades dançantes, de arte e tinham até um grupo teatral amador.

Muitos foram os que se dedicaram para que o Clube Republicano continuasse a cumprir com seus objetivos e muitos cidadãos do litoral tiveram ali momentos de alegria. De 1985 até os dias atuais, a representação do Clube está com Moisés Soares. Mesmo sem sede atualmente, é ele que zela com muita dedicação pelo nome do Clube Republicano, mantendo no IHGP algumas placas, testemunhas de uma importante iniciativa política, recreativa e cultural.

Para encerrar cabem as palavras de Ribeiro (1967) referindo-se à falta de apoio ao Clube Republicano: “Talvez que a falta de conhecimento do seu valoroso passado e do quanto ele representa como patrimônio da cidade, venha contribuindo para esse alheamento dos sócios”.

 

Guadalupe Vivekananda Fabry

Presidente – IHGP

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress