conecte-se conosco

Infraestrutura

População aprova obras anunciadas na passarela da Ilha dos Valadares

Recuperação da estrutura começa na próxima semana

Publicado

em

Na próxima semana, a passarela “Antonio José Sant’Anna Lobo Neto”, da Ilha dos Valadares, começará a receber obras de recuperação em toda a estrutura. Este era um pedido antigo da população que quer mais segurança para a travessia. O contrato entre a Prefeitura de Paranaguá e a empresa de engenharia responsável pela obra foi assinado no dia 2 de maio.

Ligando a Ilha ao continente, a passarela em questão é o principal acesso para pedestres, ciclistas e motociclistas que residem na Ilha. Recentemente, uma imagem com parte da passarela caída circulou nas redes sociais e assustou a população. Porém, a imagem era falsa, pois a estrutura não deixou de ser utilizada normalmente pelos moradores.

A passarela receberá recuperação do contrapiso da laje, limpeza e pintura

 

Morador há 73 anos na Ilha dos Valadares, Jacir Mathias reside no bairro Sete de Setembro e lembra como acontecia a travessia entre a Ilha e o continente no passado. “Antes da passarela, utilizávamos só barquinho e canoa.  Depois que colocaram ajudou bastante, facilitou para os moradores. Hoje, está mais ou menos, não me sinto totalmente seguro, falam que está querendo cair, por isso acho que já está na hora de ajeitar a estrutura”, enfatizou Jacir.

A moradora também no bairro Sete de Setembro, Eri da Silva, que reside no local há mais de 30 anos, aprovou o anúncio de início das obras. “Realmente precisamos de uma reforma na passarela. Não sei qual a gravidade da estrutura hoje, tem muitos boatos sobre isso, por isso acho que deveria ser tudo muito bem averiguado. Fazer algo só por cima também não adianta, tem que nos dar segurança. A Ilha é o melhor lugar para morar em Paranaguá, temos contato com a natureza e as pessoas são mais simpáticas”, disse Silva.

O QUE SERÁ FEITO

O prefeito Marcelo Roque disse que os esforços para recuperação da passarela visam à segurança da população. “A licitação do reforço da passarela já está pronta e na próxima semana será iniciada a melhoria. O último prefeito que fez serviços de manutenção e alargamento na passarela foi Mário Roque. Nossa administração vai fazer o reforço e a revitalização como foi prometido para a população da Ilha dos Valadares ter ainda mais qualidade de vida”, frisou Marcelo.

O vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, esteve no local e salientou que a intervenção vai garantir mais segurança a todos os usuários da passarela. “Esta é a primeira etapa, e ainda teremos uma segunda fase para beneficiar os moradores na Ilha. Como vice-prefeito estou acompanhando de perto”, destacou Maranhão.

O secretário municipal de Obras Públicas, Maikol Nascimento do Amarante, declarou que a estrutura receberá reforço das estacas de fundação por meio de um trabalho subaquático e, ainda, a recuperação do contrapiso da laje, limpeza e pintura.

Ao longo dos anos, a passarela passou por apenas uma manutenção, no ano 2000

 

Os serviços nesta primeira fase devem durar cerca de 180 dias, prazo que pode ser estendido de acordo com as marés e períodos de chuva. O investimento total da obra é de R$ 1.108.781,81. Durante a segunda fase da recuperação, será utilizada uma tecnologia que garantirá maior durabilidade com reforço em fibra de carbono, que é o método mais adequado para as características da região do litoral.
 

Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Continuar lendo
Publicidade

Em alta