conecte-se conosco

Infraestrutura

Governador Ratinho Júnior anuncia projeto executivo para a Avenida Ayrton Senna

Essa e outras novidades foram apresentadas na quarta-feira, 3, na sede dos Portos do Paraná, com a presença de autoridades. (foto: Iroze Picanço)

Publicado

em

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, esteve em Paranaguá na quarta-feira, 3, para autorizar a contratação do projeto executivo de engenharia para restauração e ampliação da capacidade da Avenida Ayrton Senna da Silva, um dos principais acessos ao Porto. A via é de responsabilidade do Governo Federal, mas a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) assumiu o projeto que prevê a modernização, o aumento da capacidade de tráfego, acessibilidade, ciclovia e iluminação em um trecho de 8 km de extensão.

 

[videoyoutube]uenZav6Swf8[/videoyoutube]

 

O projeto executivo de revitalização da avenida deve levar de seis a oito meses para ser finalizado. Um investimento alto, de R$ 3,3 milhões, mas considerado fundamental para a execução da melhoria. Sobre a via em questão, projeto algum foi realizado anteriormente e deve servir como base para futuras obras.

Ratinho Júnior afirmou que o porto e a cidade precisam caminhar juntos rumo ao desenvolvimento da região.

“Queremos que o Porto de Paranaguá seja o que a Itaipu é para o Oeste do Paraná. Um porto que ajude no desenvolvimento do litoral, esse é o grande objetivo naquilo que a lei permitir, obviamente. Estamos caminhando muito bem com o Governo Federal, inclusive em algumas autorizações para que o porto possa ter mais liberdade, inclusive financeira para financiar e custear alguns projetos importantes ao nosso litoral. Algumas revitalizações que estamos fazendo já são para atender ao Porto de Paranaguá, mas também à cidade, a qual precisa de investimentos”, declarou o governador.

Projeto prevê a modernização, aumento da capacidade de tráfego, acessibilidade, ciclovia e iluminação

O governador Ratinho Júnior anunciou, ainda, o interesse em trazer empresas aéreas para operar voos que facilitem o transporte de São Paulo a Paranaguá. “Estamos trabalhando para que o aeroporto de Paranaguá passe a ter operação de empresas aéreas, uma delas a Azul, que tem interesse em começar a descer avião de grande porte para atender o setor produtivo de Paranaguá. O trecho São Paulo-Paranaguá ajudaria muito na geração de emprego, para que o tempo perdido nos últimos anos de falta de investimentos possa ser agora revisto e honrar todo o povo do litoral e tudo o que o litoral já fez pelo Estado”, ressaltou o governador.

Diretor-presidente da APPA, Luiz Fernando Garcia da Silva, contou que uma das primeiras determinações do governador era atender a esta demanda de infraestrutura

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva, contou que uma das primeiras determinações do governador era atender esta demanda de infraestrutura. “Há outros grandes projetos, remodelação do corredor de exportação, novas licitações de área, para atrair investimentos e emprego para a cidade. Este é um projeto executivo completo, dividido em oito subgrupos que podem ser executados em diferentes fases. Dependemos da licitação, que será até o meio de junho, cumprimos os prazos legais, depois disso temos seis a oito meses para a empresa contratada nos entregar o projeto”, detalhou o diretor-presidente da APPA.

Secretário da Seil, Sandro Alex, destacou seu compromisso da secretaria com o litoral

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seil), Sandro Alex, também esteve presente no evento e destacou seu compromisso com o litoral. “Nós assinamos aqui a ordem para o projeto executivo que é de R$ 3,3 milhões para o acesso, obra aguardada há décadas. Aqui é o km 0, na BR-277, em alguns países isso é motivo de turismo e nós vamos resgatar o km 0 começando pela infraestrutura, vamos dar a melhor possível. Porque se o porto tem condições de cada vez mais se superar, a ele deve ser dada a melhor infraestrutura. Essa é a nossa responsabilidade. A maior obra que tenho a realizar, dentro de uma secretaria que está sob investigação, é o princípio da eficiência, temos que ser eficientes contra as 'vazadas' e tudo que prejudique o nosso porto. Na nossa secretaria, o porto é prioridade”, mencionou o secretário.

“Porto e a cidade caminhando no mesmo rumo para que Paranaguá seja melhor para se viver”, destacou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, declarou que a parceria criada entre o Governo do Estado e a prefeitura é um passo importante para o desenvolvimento da cidade. “O porto e a cidade caminhando no mesmo rumo para que Paranaguá seja melhor para se viver. Esse projeto de revitalização, junto com as obras na Avenida Bento Rocha, a construção do viaduto na entrada da cidade, a Delegacia Cidadã que está sendo feita, obras importantes do governo e quem ganha com isso é o povo parnanguara. O governador também quer investir em turismo, nós temos um litoral maravilhoso e que precisa ser desenvolvido. Essa parceria vem ao encontro dos anseios do povo parnanguara”, enfatizou Roque.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Waldir Leite, afirmou que a população recebe a novidade de forma otimista. “A Câmara e a população de Paranaguá recebem essa notícia da maneira mais positiva possível, em virtude de ser esse o embrião de uma grande obra. Esse projeto é o nascimento de algo que esperamos há muito tempo, que é a revitalização total da Avenida Ayrton Senna. Isso a população recebe com muita alegria, como todos nós vereadores e tenho certeza de que todas as pessoas que moram no litoral também”, frisou Leite.

Deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Junior, disse que o governador deu respostas para as necessidades da região

De acordo com o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Junior, o governador deu respostas para as necessidades da região. “Mais do que qualquer anúncio que foi feito, nós temos a confirmação da boa vontade, da disposição, do comprometimento, da sensibilidade do governador, que tem conhecimento pleno das demandas do litoral, das questões do porto. Sobretudo, manifestou seu compromisso com o nosso litoral, com Paranaguá e com a APPA”, disse Artagão.

Durante a cerimônia, compuseram a mesa também o capitão dos Portos do Paraná, Rogerio Machado e os deputados Nelson Justus e Paulo Roberto da Costa, o Galo.

COALIZÃO EMPRESARIAL

O grupo Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná conta com representantes do segmento portuário como granéis sólidos e líquidos, corredor de exportação, carga geral, terminal de contêineres e veículos, entidades de classe e comunicação estratégica. Uma das demandas do grupo levadas ao Governo do Estado foi justamente a viabilidade de melhorias em infraestrutura.

O diretor Institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva, ressaltou que a demanda foi levada ao governador pelo grupo Coalizão Empresarial

O diretor Institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva, afirmou que toda a comunidade portuária comemora o anúncio do governador. “O grupo Coalizão Empresarial esteve com o governador há poucas semanas e, sem dúvida, ele está ágil para atender as prioridades do Estado. Temos que comemorar agora esse projeto da Avenida Ayrton Senna, temos que pensar em um corredor portuário que não conflite com a cidade. A Coalizão focou em infraestrutura marítima, portuária e terrestre-ferroviária, a revitalização das avenidas Ayrton Senna, Atílio Fontana e Bento Rocha, entender isso como entrada e saída fluída sem confrontar com a cidade. Essa iniciativa, conciliando público e privado, vai fazer de Paranaguá uma referência a todo o País”, destacou Silva.

O diretor da Atexp, André Maragliano, do Grupo Coalizão Empresarial, afirmou que o grupo tem diálogo aberto com o governo do Estado e porto

O diretor da Atexp (Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá), André Maragliano, lembrou que a vinda do governador prova que o grupo Coalizão tem contribuído para trazer benefícios a Paranaguá. “Já temos possibilidade de fazer de 10 a 15 milhões de toneladas a mais, mas para isso precisamos de obras de infraestrutura e que os investimentos sejam feitos. Esse grupo foi importante para sensibilizar o governador. O principal acesso ao porto será revitalizado e vai desafogar um gargalo para a cidade e para o Porto. Nos prometeram isso e estão entregando. A nossa percepção enquanto comunidade empresarial é que esse novo governo está sendo muito pragmático e transparente, temos um grande canal de comunicação, assim como com a APPA, isso vai trazer muitos frutos e resultados”, afirmou Maragliano.

“Com surpresa, três semanas depois da nossa reunião com o governador, estamos aqui o recebendo para autorizar o projeto executivo da Ayrton Senna”, disse o diretor da Harbor Operadora Portuária, Valmor Felipetto (Coalizão Empresarial)

Segundo o diretor da Harbor Operadora Portuária, Valmor Felipetto, o governador tem dado importância para as demandas levadas pelo grupo Coalizão. “Uma das nossas reivindicações foi a revitalização dos acessos de Paranaguá, permitindo que a logística fosse melhorada. Com surpresa, três semanas depois da nossa reunião com o governador, estamos aqui o recebendo para autorizar o projeto executivo da Ayrton Senna. É uma conquista importante e, mais que isso, verificamos a importância que o governador vem dedicando ao Porto de Paranaguá e à cidade. Foi discutida e apresentada a necessidade de não só cuidar do porto, mas da cidade, para que a integração pudesse ser perfeita no sentido de que os parnanguaras não sintam os reflexos ruins do movimento das cargas e sim curtam o efeito positivo”, explicou Felipetto.

O diretor-superintendente da Cattalini Terminais Marítimos, José Paulo Fernandes (Coalizão Empresarial), lembrou que a união do empresariado é inédita

O diretor-superintendente da Cattalini Terminais Marítimos, José Paulo Fernandes, tem visto a união dos empresários como algo construtivo para a cidade de Paranaguá. “Essa iniciativa de coalizão do empresariado é inédita, tem nos dado força no sentido de construir uma agenda comum e compartilhar isso com a autoridade portuária e Governo do Estado, de forma a alinharmos uma visão de futuro e de fato colocar na mesa as demandas dos empresários para alavancar a produtividade das operações, ganhar competitividade, mercado, volume, movimentação e gerar mais emprego”, disse Fernandes.

[videoyoutube]gaUj2PyTuGI[/videoyoutube]

Crédito vídeo: Portos do Paraná

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress