Logotipo

Fontinha terá revitalização concluída nas próximas semanas

08 de junho de 2018

Na quinta-feira, 7, funcionários atuavam na limpeza da Fontinha

Compartilhe

Secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, destaca importância histórica do local

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou a revitalização da Fontinha, também conhecida como "Fonte Velha" ou "Fonte de Cima", a construção em alvenaria militar mais antiga de Paranaguá do século XVII, e um dos patrimônios históricos mais importantes do município. Apesar da vasta história, que remonta a um olho d'água natural que foi o primeiro reservatório de água do litoral, a Fontinha estava abandonada e agora está sendo reformada, com pintura, limpeza da água e melhorias na pracinha que fica ao lado da construção.

"Quando iniciamos a gestão do prefeito Marcelo Roque, logo na primeira visita feita naquele local, o prefeito pediu a nossa pasta que tomasse alguma atitude para revitalizar aquele espaço, que é um patrimônio histórico de Paranaguá, Paraná e do Brasil. Vale lembrar que embarcações antigas, séculos atrás, iam até próximo da Fontinha para buscar água. É um ponto histórico que infelizmente estava abandonado, em um estado bem triste", ressalta o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura.

Segundo o secretário, estão sendo resgatadas as características históricas do local, com pintura e limpeza de toda a estrutura, bem como da pracinha ao lado da Fontinha. "A água está sendo limpa, a praça está sendo revitalizada com melhoria e pintura dos seus bancos e jardinagem. Estamos tirando barro em cima de pedras históricas presentes no local. Estamos tratando com carinho este espaço tão importante da nossa cidade", completa.

Secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, ressalta que prefeito Marcelo Roque determinou revitalização do espaço

"A gestão da Fontinha atualmente é do município. No passado, já participaram algumas empresas particulares, mas no momento é do município", completa Raphael de Moura. De acordo com o gestor, as chuvas e a paralisação dos caminhoneiros acabaram afetando a programação de conclusão da revitalização, entretanto, "em cerca de uma semana vai ser concluído", explica.

"Por mais que o local seja aberto, as grades no entorno da Fontinha serão retiradas, resgatando as características históricas do local. Paranaguá tem tantas belezas históricas e a Fontinha é uma das mais importantes, pedimos para que a população nos ajude a cuidar daquele espaço, colaborando conosco para deixar aquele espaço público limpo e agradável, reunindo cidadãos e famílias de Paranaguá e turistas de todo o País", finaliza o secretário de Meio Ambiente.

Colunistas