A lista do que os caminhoneiros conseguiram não é pouca: diesel mais barato e com mudança na política de reajuste, isenção de parte do pedágio, valor mínimo de frete. O governo cedeu, cedeu e cedeu mais uma vez. E a cada novo acordo, imposição inédita surgia.
Agora, os gritos se dividem entre o ‘fora Temer’, o ‘Lula livre’ e o pedido pela intervenção militar no Brasil. É papel deste movimento parar o País por estas pautas?
Parece que para os caminhoneiros voltarem a trabalhar será preciso o surreal movimento de os militares libertarem Lula, tirarem Temer do poder e marcharem rumo ao Planalto.
Olha os fakes
É necessário cuidado com as notícias e pôr as barbas de molho. Um site propagou a notícia da exoneração de Pepe Richa do Conselho da Agepar, como se fosse notícia de agora. Pois, pois, Pepe Richa não foi exonerado. Pediu demissão de todos os cargos públicos no dia 5 de abril, inclusive do Conselho da Agepar, para se desincompatibilizar.
Sem tranca
Cida Borghetti encaminhou para Assembleia uma proposta que retira a tranca de reajuste salarial ao funcionalismo público para 2019. Se os deputados votarem a favor, o Estado poderá começar a pensar no assunto no ano que vem. Cida ainda não fala de percentual, segue um passo de cada vez: “Este movimento significa a retirada da trava da recomposição salarial. É a primeira etapa para que possamos, futuramente, estudar os índices de reajuste”.
Na semana que vem
A proposta deve ser colocada em votação na próxima pauta do Legislativo e se tudo der certo, o texto volta para sanção da governadora.
Exército na área
O Exército aumentou sua presença no entorno de Curitiba, empregando militares e viaturas da Força-Tarefa Capital na terça-feira, 29. As principais vias do contorno de Curitiba serão patrulhadas pelos militares do Exército, reforçando a atuação da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Paraná. O objetivo principal é assegurar a livre circulação nestes importantes eixos de suprimento, favorecendo sua utilização pelos veículos de transporte de cargas.
Patrulhas motorizadas
Ontem, tropas do Exército, em apoio aos órgãos de segurança pública, realizaram patrulhas motorizadas saindo de Araucária sentido aeroporto pelo contorno sul; de Araucária sentido BR-277 também pelo contorno e do entroncamento da BR-277 sentido Campo Largo.