Fábio Campana

Nosso atraso

Relatório do Banco Mundial apontou que o Brasil demorará 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em Leitura e 75 anos em Matemática

2z2vvc6e 1584451922

Relatório do Banco Mundial apontou que o Brasil demorará 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em Leitura e 75 anos em Matemática. O cálculo foi feito a partir do desempenho de estudantes em todas as edições do Pisa, a avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento. Pela primeira vez, o World Development Report, anuário que discute questões para o desenvolvimento mundial, é dedicado totalmente à educação.
Este é o resultado de anos de políticas públicas para educação estrearem e sepultarem programas sem atenção a resultados, sem leitura do que pode dar certo e do que tem que ser modificado. Enquanto sindicatos de professores, políticos meia-tigela e oportunistas de plantão se debatem por bandeiras que pouco contribuem para a formação de alunos, o país afunda em ignorância, deficiência e rudeza.

Filhote de Bolsonaro

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) respondeu ao xingamento do deputado estadual Missionário Arruda (PEN), do Paraná, aprovando projeto de lei, na CCJ do Senado, que criminaliza injúria por questão de gênero. Na Assembleia Legislativa do Paraná, o “Filhote de Bolsonaro” agrediu a petista xingando-a de “amante” gratuitamente; a proposta altera o dispositivo que estabelece como agravante do crime o uso de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência, acrescentando a questão de gênero entre esses agravantes.

Sem dó

O juiz federal Sérgio Moro determinou a execução da pena do empresário Leon Vargas, irmão do ex-deputado André Vargas (ex-PT-PR), e do publicitário Ricardo Hoffman, após a condenação pelo TRF-4. “Exaurida a segunda instância após o julgamento de embargos de declaração contra o acórdão dos infringentes, as penas devem ser executadas como previsto expressamente no acórdão condenatório. Não cabe a este Juízo discutir a ordem”, afirmou Moro em sua sentença.

Novas investigações

A primeira fase de 2018 da Operação Lava Jato deflagrada em Curitiba na semana passada – que teve como alvo a empresa Econorte, do Grupo Triunfo, servidores do DER do Paraná e do Dnit – abre a frente de investigações de corrupção e lavagem de dinheiro no setor de rodovias, que vai alcançar outras concessionárias pelo País.
 

Nosso atraso

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.