Segundo o Tribunal da Lava Jato, se a decisão sobre o recurso for unânime e mantiver o acórdão da apelação e se o STF não inventar nada para impedir, o extrato poderá servir para que o juiz de primeiro grau execute a pena provisoriamente. Cabe ao magistrado do primeiro grau expedir mandados. O extrato sai no mesmo dia ou no subsequente, dependendo do horário de término da sessão de julgamento.
Lula agora depende do STF. Após a polêmica dos últimos dias, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pautou para hoje, quinta-feira, 22, o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar que ele seja preso. Ela comunicou a decisão logo no início da sessão de quarta-feira. Justificou que na próxima semana, por causa do feriado da Páscoa, não seria possível.
As previsões são de uma apertada vitória da rejeição do habeas corpus de Lula.
Itaipu sem presidente
A explicação: vai para iniciativa privada, não se adaptou às pressões por demandas políticas. Ainda não há pistas sobre o substituto. Há uma briga de foice no escuro pelo cargo de presidente. Grupos políticos disputam a joia da coroa.
Mais cotado
Nos bastidores da República a disputa é grande e todos os métodos e expedientes estão em uso. O cargo de diretor-geral de Itaipu, vago com a demissão de Luiz Fernando Vianna, é almejado por todos. Na Bolsa de Apostas, o mais cotado para assumir é Mauro Corbellini, atual diretor técnico executivo de Itaipu Binacional.
Sfoggia reconduzido
O governador Beto Richa acaba de reconduzir Ivonei Sfoggia ao cargo de Procurador Geral de Justiça. Acabou o suspense criado pela mídia.
Morreu Pizzatto
O ex-deputado federal do Paraná Luciano Pizzatto morreu na madrugada de quarta-feira, 22. O corpo do ex-parlamentar foi encontrado em um quarto de hotel na cidade de Brasília. Ele iria completar 61 anos na sexta-feira. Ainda não há notícias sobre a causa da morte. Pizzatto acompanhava a vice-governadora Cida Borghetti em uma agenda na capital federal. Ele era muito próximo de Cida e estava cotado para assumir uma secretaria de Estado na gestão da vice.
Encontrado morto
Uma das principais autoridades judiciárias da Comarca de Ponta Grossa, o juiz André Luiz Schafranski, foi encontrado morto, com tiro na cabeça, na quarta-feira, 21, dentro de seu apartamento. Há indícios de suicídio.