Fábio Campana

Balanço da Lava Jato

Deflagrada em março de 2014, a Operação Lava Jato já conseguiu devolver aos cofres públicos R$ 2,9 bilhões por meio de...

Deflagrada em março de 2014, a Operação Lava Jato já conseguiu devolver aos cofres públicos R$ 2,9 bilhões por meio de acordos de colaboração, segundo dados do Ministério Público Federal.

As 32 fases da operação já realizaram mais de 643 buscas e apreensões, 175 mandados de condução coercitiva, 74 prisões preventivas e 91 prisões temporárias. Além disso, foram firmados 61 acordos de colaboração premiada com pessoas físicas, cinco acordos de leniência com empresas e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com uma instituição financeira. 

Ao longo das investigações, a Força Tarefa da Lava Jato já ofereceu 44 acusações criminais contra 216 pessoas pelos crimes de corrupção (ativa e passiva), organização criminosa, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro internacional, entre outros.

O número de condenações também surpreende e revela a magnitude da operação: foram 116 condenados – entre políticos, empreiteiros e lobistas – somando 1.148 anos, 11 meses e 11 dias de pena. A maior pena já aplicada na Lava Jato foi para o ex-ministro José Dirceu, condenado a 23 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

Leilão

Um apartamento em São Paulo e flats de um hotel em Salvador que pertenciam ao doleiro Alberto Youssef, preso na Lava Jato, serão leiloados nesta semana. O juiz Sérgio Moro autorizou as vendas.

 

Fruet decadente

Gustavo Fruet é um político em decadência. A pesquisa Ibope mostrou que o eleitor de Curitiba o rejeita maciçamente. E considera sua gestão na prefeitura a pior de todos os tempos. Por isso mesmo, Fruet não tem aliados. Nem o PT, que o elegeu na última, está com ele. Vai de candidatura própria. Vários partidos, como o PV, o PSB, o PPS e todos os nanicos da esquerda não aceitam nem conversar sobre aliança.

 

Última esperança

Restou a Fruet uma única e desesperada tentativa, a de receber o apoio do governador Beto Richa, que é assediado sem tréguas pelo alcaide e sua trupe comandada por Ricardo Mac Donald, desde sempre o condottiere de Fruet. Difícil seria explicar essa aliança, depois de Fruet hostilizar Richa durante três anos seguidos.

 

A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Balanço da Lava Jato

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.