conecte-se conosco

Eventos

Mais de seis mil pessoas já estiveram na Festa da Tainha em 2019

Expectativa é que último fim de semana da Festa da Tainha bata recorde de públicos do evento em Paranaguá (Foto: Secom/PMP)

Publicado

em

Expectativa do município é que até o fim do evento cerca de 20 toneladas de pescados sejam comercializadas

Até quarta-feira, 3, segundo dados da Prefeitura de Paranaguá, mais de seis mil pessoas, entre munícipes e turistas, estiveram visitando e consumindo produtos dos 16 estandes de comunidades pesqueiras de Paranaguá e do litoral na 9.ª Festa Nacional da Tainha em Paranaguá. O evento, que acontece desde o dia 27 de junho, prosseguindo até domingo, 7, possui como carro-chefe a tainha recheada, prato que está sendo comercializado pelo valor de R$ 62,00 com acompanhamentos, entretanto os estandes focaram neste ano também na variedade gastronômica, com destaque para os frutos do mar e pescados, e estão atraindo ainda mais consumidores.

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), em comparação ao ano passado, a Festa da Tainha de 2019 começou com bastante movimento e agitada desde o primeiro dia da festividade. "O primeiro fim de semana com clima quente e ensolarado também influenciou na grande movimentação da festa, desde munícipes, moradores no litoral e diversos turistas. Estima-se que já passaram pela festa em torno de 6 mil pessoas até a terça-feira", informa a assessoria.

De acordo com a assessoria, até quarta-feira, 3, cerca de cinco toneladas de pescados haviam sido comercializadas, entre tainha, camarão e ostra. "A estimativa é que até o final do evento sejam comercializadas aproximadamente 20 toneladas de pescados", informa a assessoria.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, a Festa da Tainha está sendo diferenciada neste ano, com presença de cinco municípios litorâneos: Guaraqueçaba (lha das Peças), Antonina, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. "Esses primeiros dias mais intensos confirmam a importância da festa como atrativo para fomentar o turismo em Paranaguá e também como um entretenimento para o munícipe. Observamos, neste fim de semana, várias famílias de outras cidades e grupos de turistas apreciando a festa. Além do evento, outros atrativos e serviços como o Mercado Municipal, o Mercado do Artesanato e o Mercado do Café, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Aquário Marinho e o passeio turístico de barco pela Baía foram bastante procurados", explica.

PROGRAMAÇÃO E EXPECTATIVA DE PÚBLICO

Até a quarta-feira, 3, cerca de cinco toneladas de pescados haviam sido comercializadas, entre tainha, camarão e ostra

Os últimos dias do evento também devem ser movimentados, com programação abrangendo apresentações de artistas locais, e o festival "Minha Cidade é Massa" no domingo, 7, com Marcos e Belutti, Hugo e Thiago, Rick e Renner, Edu Chociay e outros artistas da região. "Até sexta-feira, as apresentações artísticas ocorrem das 20h às 22h, no sábado, durante o almoço, em dois horários entre as 12h e as 14h e à noite, das 20h às 22h. No domingo, haverá a tradicional Corrida de Canoas com início às 9h, com shows nacionais iniciando às 14h", complementa Camargo.

"Com a feira gastronômica dos diversos pratos à base de tainha e frutos do mar e com toda essa programação cultural acontecendo simultaneamente, a expectativa de público é grande, já temos algumas excursões confirmadas para este fim de semana e consideramos que o número de turistas superará as edições passadas", finaliza o secretário.

PERMISSIONÁRIOS DESTACAM VENDAS NA FESTA

Pastora Keterin Mesquita, do estande de Pontal do Paraná, junto com time de voluntários, comemora alta nas vendas 

Keterin Castro Mesquita, pastora responsável pelo estande do pescador José Nascimento Serafim, de Pontal do Paraná, ressaltou que as vendas estão em alta e o lucro da sua barraca será revertido em prol da construção da Igreja Quadrangular do Balneário Mirassol. "Todos os dias, desde quarta-feira, estão vindo equipes voluntárias de irmãos da nossa igreja que trabalham das 8h às 2h. Deus nos abençoou muito em vendas, vendemos muito, praticamente tudo, mesmo não trabalhando com bebidas", explica, ressaltando que o local também serve para evangelizar. "Com a saída do pagamento, a expectativa é da vinda de ainda mais pessoas nos próximos dias. Temos um diferencial de variedade, com espetinho de peixe com provolone, porções, croquete de camarão e bolinho de siri. A nossa tainha é diferenciada e recebemos retorno positivo dos clientes de Curitiba e do litoral. É a primeira vez que estamos atuando e já viramos barraqueiros", acrescenta.

Gislaine Chaves, que atua no box da permissionária Ana Tereza, da Ilha das Peças, destacou que as vendas estão sendo positivas desde o início do evento. "Está sendo bem vantajoso, está saindo bastante tainha, estão prestigiando muito a nossa barraca e o prato que mais está saindo é a tainha recheada", explica. "Para o último fim de semana de festa estamos com a expectativa alta. Convidamos todas as pessoas que venham prestigiar a barraca da Ana Tereza. Estamos agradando ao povo com uma tainha de qualidade e bem recheada. Que venham nos prestigiar nestes últimos dias da Festa da Tainha, que não deixem passar em branco, porque depois é só ano que vem. Além disso, a estrutura do evento está ótima", finaliza.

"Estamos com a expectativa alta. Convidamos a população a nos visitar", afirma Gislaine Chaves, que atua no box da permissionária Ana Tereza, da Ilha das Peças

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress