conecte-se conosco

Especial Porto de Paranaguá

Porto de Paranaguá é referência em sustentabilidade

Ranking aponta como 3.º Porto do Brasil em qualidade ambiental

Publicado

em

A emissão da Licença Ambiental de Operação do Porto, emitida em 2013, foi um marco para que o Porto de Paranaguá alcançasse o patamar de referência em sustentabilidade. Um dos fatores que indicam isso é o Prêmio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) de 2016. Na Categoria “Desempenho Ambiental”, o terminal parnanguara foi eleito o 3.º Porto do Brasil em qualidade de serviços ambientais.

Atualmente, são mais de 40 programas desenvolvidos nas áreas de energia, resíduos, biodiversidade, emissões atmosféricas e responsabilidade socioambiental. Todos estão atrelados ao licenciamento e são avaliados constantemente pelos órgãos ambientais.

Os programas de meio ambiente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) são coordenados pela Diretoria de Meio Ambiente, com apoio de mais de 20 técnicos da área. No programa de comunicação e educação ambiental, são abordados temas como combate à dengue, segurança do trabalho, importância da proteção das baías de Paranaguá e Antonina.

De acordo com a Appa, zelar pelo meio ambiente onde realiza suas atividades é oferecer mais qualidade de vida à população. “Nos últimos cinco anos, a Appa implementou cerca de 40 programas voltados à conservação dos recursos naturais, mas como propósito maior de melhorar a conservação da cidade, a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente no litoral do Paraná”, menciona a nota enviada pela Appa.

 

PORTO-ESCOLA

Segundo a Appa, o projeto Porto-Escola, realizado em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, apresenta de forma lúdica aos alunos da cidade a importância econômica do porto para o País, Estado e município, além de mostrar conceitos de sustentabilidade, meio ambiente e segurança no trabalho.

Toda semana, uma turma assiste a uma aula lúdica sobre como ocorre a atividade portuária e, em seguida, faz uma visita pelo cais do Porto. A partir daí, os professores dão continuidade aos conhecimentos transmitidos durante a aula e o passeio.

A iniciativa entrará no seu terceiro ano de atividades em 2017. “Mais de 3 mil crianças do 5.º ano das escolas da rede municipal de ensino devem ser beneficiadas pela ação ao longo deste ano letivo”, antecipou em nota a Appa.

Em 2015, foram mais de 2 mil crianças atingidas e outras 3 mil em 2016. “Em 2016, pela primeira vez, o programa atendeu crianças das escolas das comunidades rurais e foi até as comunidades ilhadas da baía de Paranaguá, como Ilha do Teixeira, comunidades de Europinha, de Piaçaguera, de Amparo, de Eufrasina, de São Miguel e, ainda, pelas escolas das comunidades de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel”, informou a nota.

 

PREMIAÇÃO

Na primeira edição do Prêmio ANTAQ, foram premiados três portos públicos que obtiveram melhor avaliação no Índice de Desempenho Ambiental (IDA). Em 3.º lugar no ranking, Paranaguá ficou com a nota 94,97, valor muito superior à nota 47, obtida em 2012, quando o porto paranaense estava na 26.ª posição no ranking nacional.

Os Portos de Paranaguá e Antonina, com 24 berços de atracação e movimentação de cargas superior a 45 milhões de toneladas por ano, ficaram atrás apenas dos portos de São Sebastião, com um berço de atracação e do Porto de Itajaí, com quatro berços. O Porto de Santos, que possui infraestrutura e movimentação de cargas similares a Paranaguá, ficou na 10.ª posição.

Fotos: Appa

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress