conecte-se conosco

Especial Porto de Paranaguá

Modelo logístico contribui para recordes históricos

Em 2016, o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos

Publicado

em

O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. 

Dentro deste trabalho realizado, vem colecionando recordes ao longo dos anos. No mês de junho de 2015, a unidade de Paranaguá exportou 1,92 milhão de toneladas de grãos. Esse volume corresponde ao maior já movimentado em um mês pelo Corredor de Exportação desde maio de 2011, quando houve a exportação de 1,81 milhão de toneladas.

A movimentação dos primeiros seis meses do ano também foi a maior da história para o período do complexo, quando foram escoadas 8,48 milhões de toneladas de grãos pelo Corredor.

Outro recorde alcançado em 2015, no Porto de Paranaguá, foi o de produtividade diária. O berço 214 do Corredor de Exportação, ao longo de 24 horas, embarcou 50,5 mil toneladas de soja. Os shiploaders tiveram produção efetiva de 1,206 mil toneladas por hora no período. O recorde anterior era de cerca de 40 mil toneladas.

Em contrapartida, durante uma parte do ano de 2015 e em todo o ano de 2016 foram 28 recordes. Ou seja, nos últimos 19 meses, o Porto de Paranaguá bateu 28 recordes históricos de movimentação de cargas.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, atribui os recordes aos investimentos, de aproximadamente R$ 600 milhões, que resultaram em ganhos de produtividade de 33% nos portos paranaenses.

“Mesmo atravessando a maior crise econômica do País, batemos 28 recordes históricos em 19 meses com a movimentação de fertilizantes, contêineres, recordes de movimentação de grãos mensal, semestral e diário no corredor de exportação, recorde no embarque de etanol, recorde na descarga de diesel e na movimentação de caminhões no Pátio de Triagem”, mencionou Dividino.

Em 2016, o Porto de Paranaguá acumulou recordes consecutivos de movimentação nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

Recentemente, na última semana, o Porto de Paranaguá bateu o recorde no embarque de açúcar em um único navio. Foram carregadas 62,6 mil toneladas do produto no navio de bandeira liberiana Mv Kyoto Star, superando em 19% o recorde anterior, de 2001, quando tinham sido embarcadas 52,5 mil toneladas em apenas um navio.

“Os recordes obtidos refletem planejamento e os resultados dos investimentos, aliados ao trabalho técnico e operacional dos profissionais que atuam na área portuária. Esta soma de fatores vem aperfeiçoando todo o modelo logístico existente, promovendo a racionalização das operações e a elevação dos índices de competitividade dos Portos do Paraná, em relação aos portos vizinhos”, ressaltou Dividino.

 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress