Porto de Paranaguá - 89 anos

Trabalho com dedicação é o que move Alceu Vaz, conferente de Capatazia III na Portos do Paraná

Funcionário está prestes a completar 49 anos de trabalho

jgogh8p0

Alceu Vaz Pinto do Nascimento era um jovem determinado e apaixonado pela vida. Aos 18 anos, conseguiu uma vaga no concurso público da Portos do Paraná e o emprego ideal como Conferente de Capatazia III.

Desde o momento em que entrou no local de trabalho, seu coração esteve cheio de expectativas e gratidão. Ao entrar no escritório todas as manhãs, é como se estivesse entrando em seu próprio lar, onde cada tarefa é uma chance de oportunidade de espalhar seu conhecimento com muito carinho e paixão pelo que faria.

O seu compromisso com o trabalho é maior que as expectativas, e sua dedicação é expressada em cada projeto que abraça. Para Alceu, não se trata apenas de uma carreira, mas sim de uma missão de vida, onde cada desafio é uma oportunidade de crescer e impactar positivamente o mundo ao seu redor.

“Trabalhar no porto é a minha vida. Veja, eu dediquei 49 anos para estar nessa empresa e todos os dias trabalho com muita dedicação e felicidade. O segredo de tanto tempo de trabalho, é fazer tudo o que faz com amor, e eu amo o que eu faço, eu amo meu trabalho!”, destacou

Alceu enfatizou que a Portos do Paraná modernizou muito. Quando ele entrou na empresa no ano de 1975, a maioria dos trabalhos eram realizados de forma manual e ele acompanhou todo o processo da chegada da tecnologia na empresa. Com os computadores, o funcionário relata que inicialmente foi uma adaptação difícil, mas que aos poucos conseguiu evoluir junto a mudança.

Esperança 

Durante seus anos na empresa, Alceu teve algumas dificuldades, mas jamais desistiu ou realizou o trabalho de qualquer forma.

“Uma coisa muito importante, é separar o trabalho da vida pessoal. Durante meus anos no porto, passei sim por algumas dificuldades, mas nunca deixei que elas me prejudicasse no meu trabalho. Sempre acreditei muito em Deus e sei que ele não me deixaria sozinho e mesmo em meio às dificuldades, trabalhava com muita dedicação. Hoje em dia, paro e penso em como Deus é maravilhoso! Ele me deu toda força que eu precisava e por mais difíceis que fosse, sempre com o sorriso no rosto e o coração grato, não existe algo melhor para nos ajudar em momento complicados do que a parte espiritual, estar conectado com Deus é muito importante”, enfatizou Alceu Vaz, conferente de capatazia III da Portos do Paraná.

ulx6irv
“Hoje em dia, paro e penso em como Deus é maravilhoso! Ele me deu toda força que eu precisava e por mais difíceis que fosse”, destacou Alceu.

De acordo com Alceu Vaz, a vida é aquela que capacita a cada um e ajuda-nos a crescer. Se realizado o trabalho com gratidão, se colocar amor em tudo que fazemos, ela retribuirá e que por mais que seja difícil, sempre devemos estar dispostos a dar o perdão àquelas pessoas que nos fazem ou que desejam o mal.

“Durante a nossa vida, aparecerão pessoas que gostam de nós e pessoas que vão querer o nosso mal. Por isso é importante e eu faço sempre, uma oração de perdão, pois orações são muito poderosas e perdoando o próximo, você estará curando a você mesmo e ao outro”, salientou o Alceu.

Lembrança Especial

Se pudesse ter voltado no tempo, em uma data específica, uma lembrança especial, Alceu diz que tem muitas, mas destaca uma como a mais importante.

“Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria para o dia em que passei no concurso do Porto de Paranaguá. Veja, eu era um jovem de apenas 18 anos que conseguiu passar em um concurso, isso era um sonho! Hoje olho para trás e vejo quanta coisa aprendi, quantas experiências eu vivi e me deparo realizado com meu trabalho. Sou uma pessoa completamente feliz”, enfatizou o conferente.

Alceu confirmou à Folha do Litoral News que quando se realiza uma tarefa com amor, não somente cumprimos nossas responsabilidades, mas também aumentamos a qualidade do nosso serviço. O amor pelo que fazemos nos motiva a buscar a perfeição, a se manter firme diante dos desafios. A dedicação, por sua vez, nos mantém concentrados e comprometidos. Trabalhar com amor e dedicação não apenas enriquece nossas vidas profissionais, mas também inspira aqueles ao nosso redor, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

5shkg7fz
Graças aos esforços de todos da empresa, a Portos do Paraná continua a bater recordes / Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

Mensagem às futuras gerações

Além de relatar sobre sua experiência de vida, Alceu ainda deseja deixar um conselho para as futuras gerações.

“A mensagem que gostaria de deixar é que em toda a nossa vida, precisamos entender que não mudamos ninguém, que devemos fazer nosso trabalho sempre com muita dedicação e não devemos deixar de lado o respeito para com as outras pessoas que trabalham conosco. Devemos lembrar que as palavras têm poder e por isso temos sempre que falar e pensar coisas positivas, pois assim, atrairemos positividade para a nossa vida”, destacou Alceu Vaz, conferente de capatazia na Portos do Paraná.

Trabalho com dedicação é o que move Alceu Vaz, conferente de Capatazia III na Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Trabalho com dedicação é o que move Alceu Vaz, conferente de Capatazia III na Portos do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Trabalho com dedicação é o que move Alceu Vaz, conferente de Capatazia III na Portos do Paraná

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).