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Porto de Paranaguá - 89 anos

Leilões de áreas do Porto de Paranaguá trazem segurança jurídica e operacional com investimentos bilionários

Desde 2019, cinco leilões alavancaram cerca de R$ 4 bilhões em melhorias no Porto

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Foto: Jonathan Campos/AEN

O Porto de Paranaguá, que celebra seus 89 anos no domingo, 17, passa desde 2019 por uma evolução positiva que trouxe investimentos bilionários: a realização de leilões de áreas do Porto, com arremates feitos pelo setor privado em variadas áreas de movimentação e valores dos lances vencedores sendo direcionados diretamente à empresa pública Portos do Paraná. O avanço, realizado pelo Governo do Estado junto à Portos do Paraná, permite que empresas operem em áreas do Porto por concessão, trazendo, com isso, investimento em infraestrutura, com segurança jurídica e operacional, trazendo geração de emprego e renda a Paranaguá e ao litoral.

A última área foi arrematada em 13 de dezembro de 2023. Trata-se da PAR09, que conta com aproximadamente 26,5 mil metros quadrados e  foi arrematada pelo Fundo de Investimento Q-PAR09. A iniciativa privada deverá investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco anos. “O valor de outorga foi de R$ 615 mil. A disputa pública aconteceu na B3, a Bolsa de Valores brasileira, com sede em São Paulo”, completa. 

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, ressalta os leilões concedem maior segurança jurídica e operacional para Porto por conta dos investimentos nas áreas pelas empresas vencedoras, sendo que desde 2019, a Portos do Paraná também passou a receber os valores dos lances vencedores, que até então eram direcionados para o Governo Federal. Somente o último leilão da PAR 09 vai propiciar quase R$ 1 bilhão de investimento em infraestrutura nos próximos 5 a 6 anos de contrato. D”esde 2019, é o quinto leilão de área que conduzimos diretamente dentro do planejamento para alavancar cerca de R$ 4 bilhões em melhorias para Paranaguá”, afirma o gestor.

Outras áreas

Leilões dão maior segurança jurídica e operacional para o porto por conta dos investimentos nas áreas pelas empresas vencedora, afirma diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva (Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)

Segundo a Portos do Paraná, a primeira área a ir a leilão, em 2019, foi a PAR01, que foi arrematada pela Klabin. “O novo armazém já está em operação e fica em área de cerca de 27,5 mil metros quadrados no cais do Porto de Paranaguá, com conexões viárias e ferroviárias e capacidade de movimentar até 1,2 milhão de toneladas de celulose por ano”, completa.

Em dezembro de 2020 foi a vez da PAR12 ser arrematada. “O lance vencedor, de R$ 25 milhões, foi da Ascensus Gestão e Participações. A área tem 74,1 mil metros quadrados, com capacidade estática para 4 mil veículos. A construção está em andamento e a previsão é que as operações iniciem no primeiro semestre de 2023”, explica a empresa pública.

Em 2022 ocorreu o leilão da PAR32 no início do ano, tratando-se de área de cerca de 6,6 mil metros quadrados destinada à movimentação de carga geral, em especial açúcar ensacado, com arremate feito pela FTS Group. Em fevereiro de 2023, foi feito o leilão também da PAR 50, com foco na movimentação e armazenagem de granéis líquidos, “também arrematada pela FTS Group, com obrigação de R$ 338,2 milhões em obras”, finaliza a Portos do Paraná.

Com informações da Portos do Paraná/AEN

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