O Porto de Paranaguá desempenha um papel de destaque no cenário marítimo brasileiro há décadas, sendo um pilar fundamental para a economia tanto em nível nacional quanto estadual. Sua significância na rota de navios não é apenas histórica, mas também estratégica, resultado de uma visão cuidadosamente planejada para o crescimento e desenvolvimento da região portuária.
A Portos do Paraná recebe centenas de navios para exportar os mais diversos tipos de mercadorias e agora, aproveitando as belezas turísticas do Litoral do Paraná, passa a receber também navios de turistas internacionais.
“Temos tido um ótimo retorno por parte dos nossos hóspedes, agentes de viagens e comerciantes da região. A inclusão de Paranaguá como escala e porto de embarque e desembarque durante a temporada 2023/2024, na rota de cruzeiros da MSC – também oferece aos hóspedes de outras localidades a oportunidade de conhecer um destino turístico novo, incluindo sua história, sua cultura, e reforça o nosso compromisso com o turismo nacional, oferecendo maior comodidade e uma nova opção para os hóspedes, especialmente da região sul, a partir do litoral do Paraná”, destaca Marcia Leite, diretora de Operações e Assuntos Governamentais da MSC Cruzeiros no Brasil.
O Porto de Paranaguá tem desempenhado um papel fundamental para fomentar o turismo na cidade, que possui belezas naturais aliadas ao patrimônio histórico e cultural, permitiu que a organização se adaptasse logisticamente para receber os navios de passageiros.
“Nós fizemos o dever de casa, cuidamos do porto, da cidade, organizamos para que pudéssemos receber os turistas, trabalho este realizado junto com a prefeitura da cidade para que o Mega Rocio fosse o ponto de embarque de passageiros. Graças ao empenho do Governo do Estado, da Portos do Paraná e da Prefeitura de Paranaguá, o trabalho foi bem realizado”, enfatizou o diretor Empresarial da Portos do Paraná André Pioli.
Além disso, o diretor empresarial salienta que a empresa MSC relatou que a cidade que prestou um dos melhores atendimentos aos turistas na temporada 2023/2024 foi Paranaguá e que novas temporadas já estão confirmadas.
“A empresa já confirmou que as temporadas 2024/2025 e 2025/2026 virão com novos turistas para a cidade. E para os próximos anos, novas empresas de navios podem surgir em Paranaguá”, relatou André Pioli.
Para os turistas que buscam experiências autênticas, Paranaguá está se tornando um destino turístico procurado, com a atmosfera do povo acolhedor, os turistas têm adorado visitar a cidade.
“Para nós foi um divisor de águas no turismo da cidade e tem impactado positivamente todos os empreendimentos que se envolvem nessa operação. Conseguimos perceber que as pessoas começaram a enxergar a cidade com outros olhos e isso muda o comportamento das pessoas com relação ao zelo. Essa união entre Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá e Governo do Estado, propiciou um trabalho muito bem executado e hoje ainda como o melhor porto em atendimento, isso para nós é uma grande conquista de muito trabalho”, destacou a secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá Maria Plathyn.
Ações como essa, que surgiu após muito trabalho e união de esforços, possibilitaram também a contratação de aproximadamente 2000 (dois mil) trabalhadores.
“Foi uma grande conquista para o nosso Litoral, para o comércio, para os trabalhadores, para o turismo. A estimativa é que mais de R$25 milhões de reais foram gastos nesta temporada pelos turistas na nossa cidade. Agora estamos fazendo estudos para realizarmos a construção de um terminal marítimo de passageiros”, enfatizou o Diretor Empresarial da Portos do Paraná André Pioli.
Graças ao sucesso do trabalho colaborativo entre a Portos do Paraná, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá, fizeram essa temporada de navios ser um sucesso. A união dessas três entidades demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento do litoral do Paraná, atraindo visitantes internacionais para fomentar diversos setores da economia local.