Porto de Paranaguá - 89 anos

Guarda Portuária: 36 anos a trabalho pela segurança nas operações portuárias

Em 24 de setembro de 1987 a primeira turma da Guarda iniciou os trabalhos no Porto de Paranaguá

u8p5xoqu

A Guarda Portuária de Paranaguá é uma instituição vital para a segurança e as operações do porto. Sua criação teve início em 1986, com um processo seletivo, mas somente em 24 de setembro de 1987 que a primeira turma da Guarda iniciou os trabalhos no Porto de Paranaguá.

Durante os 36 anos de atuação da Guarda no porto, diversos incidentes foram registrados, tais como a explosão do Silo da APPA, vazamento de Nafta do Navio “Norma”, Explosão do Navio “Vicunã”, incêndios em várias áreas, entre outros.

Dentre as figuras-chave na fundação e organização da Guarda Portuária em Paranaguá, está José Ivo Rodrigues de Almeida, que coordenou todo o processo de seleção. O processo envolveu vários atos administrativos em níveis estadual e federal, especialmente considerando que a área estava sob jurisdição de Segurança Nacional na época.

Atribuições 

As atribuições da Guarda Portuária estão descritas no Decreto Estadual 7447/91 e na Portaria 149/2015. Resumidamente, incluem a segurança das pessoas, instalações portuárias, equipamentos e cargas em trânsito ou armazenadas. A Guarda também coordena e organiza o trânsito nas áreas internas e externas de responsabilidade da Autoridade Portuária. Além disso, é responsável pela aplicação, fiscalização e manutenção do ISPS-Code (Código Internacional para segurança de navios e instalações portuárias).

d9tbc9m
A Guarda coordena e organiza o trânsito nas áreas internas e externas de responsabilidade da Autoridade Portuária. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Desafios

Um dos desafios significativos enfrentados pela Guarda Portuária foi conquistar espaço, dada a novidade de sua presença em Paranaguá. Com o passar dos anos, a Guarda ganhou respeito e reconhecimento dentro da comunidade portuária. Atualmente, a equipe é composta por 77 membros, incluindo 55 guardas portuários, 20 agentes e 2 inspetores.

Relacionamento

A Guarda Portuária mantém um excelente relacionamento com os demais órgãos de segurança e fiscalização, além de fazer parte do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública). O atual diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia da Silva, apoiou e promoveu a integração e parceria com os demais órgãos.

Cursos e treinamentos

Os membros da Guarda Portuária recebem treinamentos em armamento letal e não letal, com a necessidade de manter o porte de arma em dia. Quando essa autorização vence, uma prova específica é realizada pela Polícia Federal. Além disso, eles são treinados em combate a incêndios, emergências ambientais, primeiros socorros, gerenciamento de crises, negociação com reféns, e participam de treinamentos com a Polícia Militar, Polícia Civil e até mesmo com a Polícia Norte Americana, a SWAT.

Desde 2015, foi criada a unidade administrativa de segurança portuária, na qual a Guarda Portuária faz parte. Nesse modelo, foram estabelecidos cargos de gerente, ocupada pelo Major, César Kamakawa, gerente adjunto, ocupada pelo guarda portuário, Ivan Plantes Machado, além da coordenadoria de segurança e patrulha, coordenadoria de monitoramento e coordenadoria de investigação e informação.

A Guarda Portuária de Paranaguá desempenha um papel fundamental na proteção e operação eficiente do porto, enfrentando desafios com determinação e adaptando-se continuamente para atender às demandas em evolução do ambiente portuário moderno.

<strong>Guarda Portuária: 36 anos a trabalho pela segurança nas operações portuárias</strong>

Você também poderá gostar

<strong>Guarda Portuária: 36 anos a trabalho pela segurança nas operações portuárias</strong>

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.