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Porto de Paranaguá - 89 anos

Cotriguaçu avança com investimentos em estrutura e tecnologia

Empresa deve inaugurar neste ano um dos pátios mais modernos

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À medida que o Porto de Paranaguá se torna mais atrativo com mais investimentos e projeção nacional e internacional, as empresas ligadas a este gigante da logística caminham e crescem juntas. A Cotriguaçu, formada por quatro cooperativas, prevê a conclusão de duas novidades para este ano, em Paranaguá. A primeira delas trata-se de um investimento na entrada rodoviária dos caminhões na empresa e também uma aposta em tecnologia para acompanhar todo o processo de descarga.

Em Paranaguá, a Cotriguaçu possui o Terminal Portuário. Mas, ainda há a unidade de Moinho de Trigo, em Palotina (PR) e Câmara Frigorífica e Armazém Graneleiro, em Cascavel (PR).

O gerente geral do Terminal Portuário da Cotriguaçu, Rodrigo Buffara Farah Coelho, afirmou que, no município, a empresa tem 47 anos de história. Hoje, são 300 colaboradores e movimentação de cerca de 300 caminhões e 100 vagões por dia.

Investimento

Uma das novidades do Terminal da Cotriguaçu em Paranaguá é o investimento de R$ 15 milhões na remodelação geral da entrada rodoviária dos caminhões na empresa. “Isso tem um grande significado, vamos formar um dos pátios de caminhões mais modernos do Brasil, o que tem uma mensagem muito forte de respeito a cidade. Porque é uma área grande em que a gente poderia talvez pensar em até mais armazenagem, mas sabemos na necessidade que há de não fazer fila nas vias urbanas, o que é um grande problema na cidade”, frisou Rodrigo.

Segundo ele, esta é uma declaração evidente da diretoria da Cotriguaçu de compromisso e harmonia com a cidade. “Esse orçamento será aplicado na concretagem de toda a nossa área do pátio que é de 13 mil metros quadrados, onde todos os caminhões terão iluminação, portaria, banheiros. Também tem uma mensagem que o cooperativismo passa de respeito ao ser humano, pois são muitos caminhoneiros que passam por aqui e queremos dar uma infraestrutura adequada para todos eles. Entendemos que o mundo caminha para esse lado e que bom que caminha, não podemos nos conformar das pessoas ficarem em vias urbanas sem segurança, sem iluminação e banheiros e achar isso normal”, declarou Rodrigo.

Descarga inteligente

O projeto Descarga Inteligente é outra novidade da empresa. Criado pelo seu próprio setor de tecnologia, deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. “Vamos monitorar todo o processo de descarga do caminhão de forma automática, sem nenhuma intervenção humana, através de antenas RFID, similares às utilizadas em pedágios. O caminhão todo é controlado, desde a sua entrada no terminal, passando por toda sua extensão, pela moega onde descarrega e as balanças”, explicou Rodrigo.

Segundo Rodrigo, o uso dessa tecnologia vai otimizar o processo, oferecer segurança para a carga e possibilitar que o cliente, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar a carga na Cotriguaçu através de um aplicativo. “É algo bem inovador, não tenho informação de outro terminal no Brasil ter essa tecnologia. Estamos dando um grande passo tanto de estrutura, quanto de tecnologia”, pontuou o gerente geral.   

Empresa tem 47 anos de história, 300 colaboradores e movimentação de cerca de 300 caminhões e 100 vagões por dia

Recorde

As mais de 65 milhões de toneladas movimentadas pela Portos do Paraná em 2023, o que significou um recorde histórico desde a fundação da empresa pública, teve a participação dos terminais que integram a Atexp (Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá). 

“O ano de 2023 foi especial para nós como corredor de exportação, também batemos recorde, fruto dos investimentos públicos e privado. Todos os esforços que a equipe da Portos do Paraná tem feito em dragagem, uma gestão muito participativa, tudo isso cria um ambiente favorável para investimentos”, afirmou Rodrigo, que também é diretor na Atexp e conselheiro da ABTP.

De acordo com ele, o corredor de exportação é um grande protagonista. “Porque de todos os segmentos portuários ocupa o principal papel. Quase um terço das movimentações é do corredor de exportação. É um segmento ainda muito forte, fruto de um Estado muito forte na agricultura, cada vez mais crescemos e servimos ao Estado para escoar sua safra agrícola que vai para o mundo inteiro. Os grãos para a China, os farelos para a Europa e, assim, nos tornamos um Estado destaque no País”, disse Rodrigo.

Além de toda a exportação de grãos, a Cotriguaçu também é um dos principais clientes de carne congelada de frango para o mundo todo. “São mais de cinco mil contêineres por mês que o Grupo exporta que também é uma grande contribuição para o alcance desse recorde”, enfatizou Rodrigo.

Mensagem

O gerente geral da Cotriguaçu finaliza enfatizando a evolução da atividade portuária nos últimos anos.  

“Parabéns ao porto pelos seus 89 anos. Eu, como gestor parnanguara, filho de TPA portuário, continuei na área, justamente pelo exemplo do meu pai, e tenho um orgulho muito grande de fazer parte dessa história. Já são 25 anos na área e vejo que o porto, nessas últimas décadas, mudou muito e para melhor. A atividade portuária era muito mal vista pelo público em geral. Hoje, o porto é admirado por todos, as pessoas querem conhecer e entender. O público sabe a importância que é o comércio exterior no Brasil e que 95% do comércio internacional que o País faz é através dos portos. Fico feliz em fazer parte dessa história dando minha contribuição na Cotriguaçu, na Atexp, na ABTP e nos lugares em que estou engajado”, destacou.

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