conecte-se conosco

Entrevista

Secretário de Cultura e Turismo fala sobre as ações realizadas em 2017

Próximo evento turístico é a Festa do Caranguejo, que inicia no dia 6

Publicado

em

O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo (Canela), juntamente com sua equipe, está implantando na administração municipal uma série de novidades contemplando a comunidade de todas as faixas etárias. As oficinas culturais estão colocando a arte mais perto de todos e criando oportunidades para descobertas de novos talentos. De acordo com o secretário, 2017 foi um ano de muitas mudanças na área de Cultura e Turismo. É sobre estas ações que ele destaca nesta entrevista. Confira:  

 

Folha do Litoral News: Como você avalia o cenário cultural da cidade?

Camargo: Paranaguá é uma cidade extremamente rica na área cultural e histórica. O nosso cenário cultural é bom, porém temos muito o que melhorar no que diz respeito a fomento, valorização e profissionalização dos nossos artistas, e isso será feito com a ajuda da SECULTUR, parcerias com outras entidades, governanças e esferas de Poder Público. O fortalecimento da área cultural é um anseio do prefeito Marcelo Roque, e estamos trabalhando com muito empenho para que isto aconteça continuamente.

Folha do Litoral News: Este ano foi um ano de mudanças na política cultural. Quais foram as principais vantagens para a comunidade?

Camargo: Este ano foi de grande mudança na área da Cultura e do Turismo. Com a extinção das fundações e transição para secretaria, muitos procedimentos que eram feitos antigamente não são possíveis nos dias de hoje, as contratações e atividades necessitam de processos detalhados, todos passando pelos setores jurídicos e fiscais, resultando em maior transparência e responsabilidade com o dinheiro público. A grande vantagem foi a inserção de vários artistas e agentes na formalidade e organização das atividades culturais. Conseguimos valorizar e organizar mais as áreas de oficinas culturais, aumentando a demanda de mestres e alunos, também expandindo as oficinas para alguns bairros da cidade.

 

Folha do Litoral News: Quais são as oficinas culturais que estão disponíveis à população?

Camargo: Hoje a prefeitura, através da SECULTUR, disponibiliza as seguintes oficinas: Literatura, Artesanato, Dança, Teatro, Projeto e Produção, Educação Patrimonial, Arte Urbana, Fotografia, Fandango, Capoeira e Pintura. Na área da música, temos Violão, Guitarra, Violino, Piano e teoria, Teclado, Bateria, Percussão, Canto, Contrabaixo e Musicalização Infantil.

Folha do Litoral News: No turismo, quais são as ações realizadas na área?

Camargo: A próxima ação para a área turística é a Festa do Caranguejo, que inicia no dia 6 de dezembro. Estamos trabalhando na criação e site de Turismo e Cultura e criação de aplicativo Mobile para implantação de placas ‘QRCodes’ para facilitar e modernizar a relação com o turista. Também estamos com a elaboração dos roteiros histórico, religioso, rural e ecoturismo, assim como o projeto de educação para o turismo, através de Cartilhas Educativas. Outra demanda que está sendo viabilizada é a revitalização e ampliação da sinalização turística de Paranaguá, algo essencial para o setor. Realizamos pesquisas de demanda turística nas festas e postos de informações como índices de satisfação, potencial turístico da cidade, entre outras questões através do Observatório de Turismo. Articulamos junto à Paraná Turismo a oferta de vagas de cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na modalidade a distância. São lançados lotes durante o ano, com ofertas de cursos de Turismo e das mais variadas áreas, contribuindo para a capacitação da população.

 

Folha do Litoral News: Qual é o maior desafio em trabalhar com cultura e turismo na atualidade?

Camargo: O grande desafio é adequar nossa estrutura para o desenvolvimento da Cultura e do Turismo. A burocracia envolvida nas ações dos poderes públicos fazem com que a espera para as realizações das mesmas aumentem. Sofremos também com a depredação do nosso patrimônio por parte de pessoas irresponsáveis, cada patrimônio, cada placa danificada, prejudica nossa cidade. Esperamos conscientizar a população da grande importância que é preservar nossa área cultural e turística.

Folha do Litoral News: Sobre a programação natalina, quais serão as novidades deste ano?

Camargo: As atividades natalinas acontecerão com parcerias, visando a dar este presente para a população nesta época tão linda do ano. Teremos atividades acontecendo na Praça dos Leões, a partir do dia 1.º de dezembro, e a novidade será também o uso da Praça Mário Roque para apresentações natalinas. Outras secretarias também desenvolverão eventos natalinos em parceria com a SECULTUR. Seguindo a determinação do prefeito Marcelo Roque de trabalho em conjunto, a população terá um Natal muito bonito.

Publicidade


Em alta