conecte-se conosco

Entrevista

Diretor fala sobre geração de empregos em Paranaguá

Hoje os agendamentos de seguro-desemprego são feitos on-line

Publicado

em

Adriano da Silva, natural de Ibirubá, Rio Grande do Sul, é bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Instituto Educ, da Assembleia de Deus de Paranaguá, através da Faculdade Kurios, está em Paranaguá desde o ano de 2008 e, desde dezembro de 2015, é diretor da Agência do Trabalhador de Paranaguá. Confira entrevista com Adriano Silva.

 

Folha do Litoral News: Fale sobre a atuação da Agência do Trabalhador com relação à oportunidade de vagas de empregos.

Silva: A Agência do Trabalhador conta com uma equipe que realiza a visita a empresas, indústrias e comércio na cidade, levando nossos formulários e tentando captar vagas de emprego tanto para os portadores de necessidades especiais como para os demais trabalhadores. Essa é a primeira frente em busca de atrair vagas. A outra frente é através de divulgações, tentando atrair empresas de fora para que venham se instalar e, consequentemente, abrir novas vagas de empregos.

 

 

Folha do Litoral News: Recentemente aconteceu reunião com o Ministério do Trabalho em Paranaguá. O que foi apresentado nessa oportunidade?

Silva: Sabemos que estamos passando por uma situação bastante difícil e isso vem refletindo nos dados. Recentemente, tivemos essa reunião com o Ministério do Trabalho, no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e os números de junho no Estado não são muito favoráveis. O Paraná ficou em 22.º lugar no ranking com quase 7,5 mil empregos negativos. Contudo, entre os três Estados do Sul do País, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Paraná ainda ficou à frente. Santa Catarina está na 24.ª colocação e Rio Grande do Sul em 25.º lugar. Com relação aos municípios, quem lidera o saldo positivo no mês de junho é São José dos Pinhais, com quase 540 postos de trabalho. Infelizmente Paranaguá não está entre os primeiros dez com relação ao maior número de geração de empregos. Apesar de contarmos com o Porto em Paranaguá, que é um grande gerador de empregos, sentimos falta do potencial de uma indústria seca, o que acaba dificultando muito também. Precisamos melhorar, nos esforçar ainda mais e tentar atrair empresas para o município.

 

Folha do Litoral News: Com relação a pessoas com necessidades especiais, a Agência do Trabalhador tem focado a busca por vagas e introduzir essa mão de obra no mercado de trabalho?

Silva: Temos feito o processo de captação dessas vagas sabendo que as empresas têm, por lei, obrigação de abrir essas vagas. Assim como elas têm que cumprir, nós sempre temos vagas disponíveis para portadores de necessidades especiais, vamos em busca dessas vagas também. Há pouco tempo promovemos um curso gratuito em parceria com a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) que, inclusive, selecionou alguns currículos de portadores de necessidades especiais.

 

Folha do Litoral News: Hoje os agendamentos de seguro-desemprego são feitos on-line?

Silva: Existem 222 Agências do Trabalhador no Paraná e o objetivo da coordenação geral é que todas elas venham disponibilizar o sistema on-line de agendamento do seguro-desemprego. Essa ferramenta vem facilitar diversas situações, traz mais segurança, agilidade e comodidade. Em Paranaguá, o sistema on-line entrou em funcionamento no dia 19 de julho e agora, no mês de agosto, nos dias 10, 11 e 12, nossos agentes passaram por uma capacitação para aprimorar ainda mais o serviço. No litoral, a agência de Pontal do Sul já possuía o sistema implantado, corremos atrás e conseguimos, em 15 dias, disponibilizar essa ferramenta em Paranaguá. O serviço evita filas e agiliza o processo. Estamos ainda atendendo a uma parcela de pessoas que não tem acesso à Internet pessoalmente para o agendamento, mas o sistema já está bastante conhecido, os parnanguaras têm recebido muito bem e nesse pouco tempo o número de agendamentos on-line já é maior que o presencial.

 

Folha do Litoral News: Quantas pessoas trabalham hoje na Agência do Trabalhador?

Silva: Contamos hoje com 18 servidores, quatro estagiários de Ensino Médio e um de Ensino Superior.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress