À medida que o dia das eleições se aproxima, a equipe do Fórum Eleitoral de Paranaguá se prepara para que o pleito seja o mais célere e seguro possível. Da mesma forma, os eleitores precisam pensar nos seus candidatos e estar atentos aos prazos e regras da Justiça Eleitoral para exercer o seu voto de forma consciente.
A juíza eleitoral, Pamela Dalle Grave Flores Paganini, disse que é importante que os eleitores votem no período da manhã para facilitar o processo eleitoral.
“A nossa expectativa é que tudo ocorra bem, que as pessoas votem no dia 7 de outubro, que compareçam no seu colégio eleitoral durante a manhã, porque à tarde normalmente tem mais movimentação de pessoas para votar, ficam preocupadas em não conseguir, o que pode também atrasar todo o processo”, declarou a juíza.
As eleições acontecem das 8h às 17h. “Estamos nos preparando e preparando também as pessoas que vão trabalhar durante as eleições, já conversamos com a polícia, com as equipes de segurança do município, para que o povo participe da democracia”, reiterou a juíza.
Segundo a Juíza Eleitoral Pamela Dalle Grave Flores Paganini, ainda não há como prever um horário para apuração total dos votos, mas espera-se que o Paraná novamente consiga finalizar o processo de forma rápida
APURAÇÃO
Segundo ela, não há ainda como prever um horário para apuração total dos votos, mas espera-se que o Paraná novamente consiga finalizar o processo de forma rápida.
“Ainda não temos um horário previsto para o fim da apuração dos votos. A nossa ideia é que a transmissão seja feita da forma mais segura e rápida possível, até porque em vários locais de votação a transmissão é feita por satélite. Depois que chegarem todos os dados, a apuração é realizada no TRE, não é feita aqui em Paranaguá. A nossa ideia é que o Estado do Paraná seja novamente pioneiro”, destacou a juíza Pamela.
EXTINÇÃO DE ZONA ELEITORAL
Com uma mudança realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outubro do ano passado, Paranaguá passou a contar com apenas uma Zona Eleitoral, ou seja, a 158.ª ZE foi extinta e todos os eleitores incorporados na 5.ª ZE. De acordo com a juíza, a alteração não prejudicou o eleitor, no entanto foi necessária uma readequação dos trabalhos internos.
“O volume de trabalho dobrou para os nossos servidores, mas quanto ao eleitor não haverá prejuízo algum, serão mantidos os locais de votação. A única questão é mesmo a administrativa, porque tudo que era da 158.ª Zona Eleitoral passou para a 5.ª Zona Eleitoral”, frisou a juíza Pamela.
“COLINHA”
Como nestas eleições o eleitor terá que escolher vários representantes, deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente, é permitido levar uma “colinha” para as urnas. No entanto, ela precisa ser em papel.
“A 'colinha' é extremamente importante porque são seis votos. Ela é disponibilizada pelo TSE, quem quiser pode vir buscar aqui no Fórum Eleitoral, temos as colinhas disponíveis também no Fórum Cível em Paranaguá. O eleitor não pode levar a 'colinha' no aparelho celular, pois é proibido ir até a urna eletrônica com o celular, inclusive isso pode gerar consequências criminais. A 'colinha' tem que ser levada somente no papel”, ressaltou a juíza eleitoral.
SEGUNDA VIA DO TÍTULO
Aqueles que perderam o título de eleitor podem solicitar a 2.ª via no Fórum Eleitoral até 10 dias antes do pleito, ou seja, o prazo finalizou na quinta-feira, 27 de setembro. Quem perdeu o prazo pode baixar o aplicativo e-Título, no qual após informar os dados pessoais, pode conferir o local e a seção de votação. A última opção é acessar o site do TRE e tirar a certidão de quitação eleitoral, na qual constam todos os dados do eleitor, além de levar um documento de identificação no dia das eleições.