conecte-se conosco

Educação

Nova direção da Unespar Paranaguá destaca foco na reaproximação com a sociedade

Novo diretor, Moacir Dalla Palma; vice-diretor, Luís Fernando Roveda, e diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sebastião Cavalcanti Neto, visitaram a Folha do Litoral News

Publicado

em

A nova direção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, que toma posse no dia 22, visitou a sede da Folha do Litoral News. O novo diretor, Moacir Dalla Palma, o vice-diretor, Luís Fernando Roveda, e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sebastião Cavalcanti Neto, destacaram que o foco da nova gestão será a união e a integração da universidade pública com a sociedade. Atualmente, o campus conta com 1,7 mil alunos em cerca de 10 cursos de graduação, formando anualmente de 300 a 400 profissionais no litoral do Paraná.

"O nosso foco principal é melhorar nossa relação com a sociedade e recuperar o papel político de diretor de campus, para que possamos ter um melhor diálogo com a sociedade civil e organizada", afirma o diretor da Unespar Paranaguá, Moacir Dalla Palma, ressaltando que avanços só são obtidos em universidades com o apoio da comunidade. "Buscaremos atuar na sociedade, com projetos que a atendam, principalmente com foco nas comunidades carentes do litoral. Somos a única universidade estadual do litoral do Paraná e atendemos alunos de toda a região", explica.

De acordo com o diretor eleito, a Unespar apresenta uma enorme importância em Paranaguá e no litoral.

"A universidade pública, gratuita e de qualidade é o que nós queremos da Unespar e é o que nós fazemos atualmente. O nosso curso de Administração está entre os 12 melhores do Paraná, o de Letras está entre os nove melhores do Estado, então temos cursos de qualidade, com mais de 85% de professores mestres e doutores. A busca da qualidade de ensino é importante para nós", explica, ressaltando os diversos trabalhos de pesquisa e extensão realizados no litoral.

O vice-diretor, Luís Fernando Roveda, afirma que os 1,7 mil alunos da Unespar buscam formação técnica e de qualidade para ingressar no mercado de trabalho no litoral e no Paraná.

"Formamos de 300 a 400 profissionais por ano. A importância do campus para o litoral é muito grande. Temos mais de 40 a 50 projetos de pesquisa novos todos os anos, os quais trazem conhecimento e novas abordagens de pesquisa, bem como com projetos de extensão", afirma, destacando diversos projetos com foco na educação, sustentabilidade e ressocialização.

"Percebemos que não há uma região desenvolvida sem que ela passe pela universidade. A Unespar Paranaguá estava muito distante da comunidade, ela se fechou, e temos muitos projetos de pesquisa, extensão, de qualidade de ensino, que não chegavam ao conhecimento da comunidade. A proposta agora é ir até a comunidade, participar na vida dos municípios e ver como podemos ajudar a sociedade litorânea e como ela pode contribuir com a universidade", finaliza o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Sebastião Cavalcanti Neto.

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade

Em alta