conecte-se conosco

Educação

´Sussurrofone´ estimula leitura de estudantes em escola municipal

As crianças contaram que ganharam mais entusiasmo para estudar.

Publicado

em

Telefones de brinquedo, construídos de forma artesanal com tubos de PVC, estão dando mais motivação aos estudantes da Escola Municipal Castelo Branco, localizada na Vila Horizonte, em Paranaguá. A iniciativa partiu da professora Edna Kaminski e está conquistando as crianças que estão tendo melhor rendimento em todas as disciplinas.

O aparelho amplifica a voz auxiliando na leitura e colaborando também para o desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas de matemática. De acordo com a professora Edna, o aparelho é muito comum nos Estados Unidos, sendo utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem escolar sendo chamado de “Whisper Phone”, e apresenta inúmeras vantagens.

“Quando o aluno começa a ler melhor, ele aprende melhor e o sussurrofone tem essa função. Hoje a escola inteira está usando por causa dos bons resultados que estamos obtendo com o rendimento escolar. Muitos alunos nunca tinham ouvido a própria voz no sentido da consciência vocal. Eles utilizam o aparelho quando estão lendo e, assim, passam a escrever melhor, se interessando pela leitura”, explica.

A professora ressalta que a voz é um instrumento de mudança. “É essa mudança que eu tenho visto na sala de aula, pois quando o aluno ouve sua própria voz ele se autocorrige e, muitas vezes, se encanta com isso”, aponta.

Um dos motivos que levou a professora a construir 30 Sussurrofones artesanais com tubos de PVC, está relacionado à questão do analfabetismo funcional, ou seja, as pessoas que apenas decodificam os sinais gráficos, mas não entendem o que estão lendo. “Para evitar isso, estamos desenvolvendo o trabalho de leitura consciente, para que todos possam entender o que estão lendo e, como consequência, passa a ler cada vez mais ampliando o grau de conhecimento”, explica. 

Os estudantes Ydris Serafim, de 10 anos, Cecilia Polidoro, de 9 anos, e Ken Ross Gamboa, de 10 anos, são exemplos do entusiasmo obtido nas aulas através do aparelhinho, que eles não largam na hora de estudar.

As crianças destacaram que tem sido uma experiência diferente. “Está sendo melhor aprender assim. Eu melhorei até nos cálculos porque tudo fica mais claro e também passei a ler mais livros”, contou Cecilia.  

O sussurrofone tem funções semelhantes a um telefone. A criança fala por um lado e ouve pela outra ponta. Com aproximadamente dez centímetros, o objeto foi confeccionado pela professora com tubos retos no centro e em curvatura nas pontas. Com esse recurso o estudante consegue fazer o reconhecimento sonoro e relacioná-lo à escrita.

Publicidade










plugins premium WordPress