conecte-se conosco

Educação

Paranaguá pode contar com mais de 5 mil universitários em 2018

Cresce o interesse pelos cursos de graduação nas universidades no litoral

Publicado

em

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o sonho do curso superior são alguns motivos que levam mais de cinco mil estudantes a procurar a graduação em Paranaguá. Entre escolas públicas, particulares, de ensino a distância e presencial, as possibilidades são grandes já que a oferta de cursos é ampla. Seja na área de exatas, humanas ou biológicas, o diploma é certamente um grande passo para o sucesso profissional.

Somente o Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) possui mil estudantes na graduação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo (o mais novo curso ofertado), Administração, Direito, Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Portuária, Sistema de Informação, Pedagogia e Logística.

O diretor de graduação do Isulpar, Ivan de Medeiros Petry Maciel, disse que aumentou a procura nos últimos anos e que esta é uma necessidade educacional do País. “O Brasil ainda é um País que detém os menores índices de alunos no Ensino Superior, na faixa etária de 18 a 24 anos, mesmo que seja comparado com alguns países latino-americanos. De qualquer forma, estamos crescendo e o País tem uma necessidade primordial em qualificar melhor sua mão de obra. Este é um dos componentes da deficiência estrutural que prejudica o desenvolvimento do Brasil”, analisou o também professor e economista.

Quanto mais qualificada a mão de obra, melhores serão os resultados em produtividade. “Segundo estudo da organização Mundial do Trabalho, o desempenho da produtividade do trabalhador brasileiro, em algumas áreas, está abaixo da média mundial. Essa situação contribui para um aumento dos custos de produção, além dos inúmeros fatores que compõem o chamado “Custo Brasil”, comentou Petry Maciel.

IMPACTO NA COMUNIDADE

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deve contar com 1.600 alunos em seus cursos de graduação em 2018. O diretor da Unespar campus Paranaguá, Cleverson Molinari Mello, disse que a formação desses jovens e adultos impacta não só o município, como todo o litoral. “Além de alunos de todo o território nacional que entram na Unespar através do SISU, por exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Minas Gerais, Santa Catarina e outros”, acrescentou o diretor.

A economia local também é beneficiada com a inserção de mão de obra qualificada. “Além da presença de alunos de todas estas localidades que acabam movimentando a economia local, devemos lembrar da quantidade de profissionais que se formam na Unespar nas mais diversas áreas e são absorvidos em empresas, escolas, hospitais e órgãos públicos em Paranaguá”, mencionou Mello.

A Unespar conta ainda com inúmeros projetos de extensão nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Letras, História, Matemática, Ciências Biológicas e Educação, os quais impactam diretamente na comunidade local. O curso mais concorrido é Administração, totalizando 11,7 candidatos por vaga.

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Em umas das universidades a distância com polo em Paranaguá, mais recentemente implantada no município, com a oferta de 40 cursos de graduação e 80 em pós-graduação, a expectativa é que cerca de 400 vagas sejam preenchidas. Mas a estrutura tem capacidade de atender três mil alunos.

Outra faculdade a distância em Paranaguá afirmou que espera mais de 500 alunos ativos, com foco no aumento de 30%. Segundo o diretor educacional, Elton Alves da Silva, o interesse pelo Ensino Superior é maior a cada ano. “Não só jovens, mas adultos que não tinham oportunidades anteriormente de cursarem o essa etapa do ensino estão buscando a capacitação. O ensino a distância tem propiciado o acesso, pois é uma modalidade onde a pessoa consegue conciliar melhor o tempo”, observou Silva.

Em outra universidade adepta da Educação à Distância (EAD), já foram matriculados 130 alunos, mas a expectativa é completar 250 até o início das aulas de 2018. A faculdade EAD com mais tempo de implantação em Paranaguá, com inauguração em 2004, já possui 1.200 alunos e os cursos mais procurados são Pedagogia, Administração, Educação Física e Logística e Comércio Exterior.
Foto: Isulpar Paranaguá

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress