conecte-se conosco

Educação

Estudantes de Paranaguá são premiados em Feira Internacional

Rayane e Diego estudam no Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski

Publicado

em

Paranaguá foi destaque na Feira de Inovação Ciências e Engenharias (Ficiências), realizada de 8 a 11 de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento tem como objetivo integrar e trocar experiências, aproximando estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior do Brasil, Argentina e Paraguai.

A feira visa a promover a cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico. Após várias etapas envolvendo a inscrição, seleção de trabalhos e exposição, foram anunciados os vencedores no último dia da Feira.

O projeto “Rede de pesca biodegradável com detector de bycatch por APP: Uma alternativa sustentável em prol da vida marinha”, criado pelos estudantes Rayane Bueno e Diego Modesto do 3.º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowski, foi premiado com o certificado de destaque geral ficando entre os quatro melhores na categoria ciências biológicas.

Eles criaram um projeto de rede de pesca biodegradável, chamando a atenção do público e dos organizadores da Feira. Eles retornaram de viagem no sábado, 12, trazendo o reconhecimento e uma vasta bagagem de vivências adquiridas. Os estudantes participaram do evento acompanhados da professora Fernanda Freitas. O projeto de Paranaguá foi contemplado com R$ 2 mil por ter conquistado o título na classificação geral.

 

 

Projeto de rede de pesca biodegradável conta com um sistema de fuga pra peixes pequenos, com sensor monitorado que localiza a rede. Conta também com um sensor que monitora a localização da rede para evitar que alguma espécie ameaçada se prenda nela.

“Eu ainda não estou acreditando em tudo isso, a emoção é muito grande. Primeiramente eu agradeço a Deus por ter nos abençoado. Quero agradecer a cada um que acreditou nesse projeto, a cada um que nos ajudou de alguma forma, esses prêmios são para vocês. Quero agradecer à Rayane e à professora Fernanda toda essa experiência. Agradecer ao Ficiências que me deu uma oportunidade incrível para aprender mais. Conheci pessoas realmente incríveis nesses dias. ficamos entre os três melhores de destaque Geral, onde tinha projetos do Paraná todo, Paraguai e Chile”, destacou Diego.

A professora Fernanda ressaltou o êxito obtido na Feira. “Eu acredito em meus alunos e em suas capacidades. O ensino público é capaz de gerar inúmeras surpresas e realizações ao professor e ao aluno. Mesmo com nossa dificuldade em adquirir materiais o nosso protótipo foi muito elogiado e considerado inovador, isso nos inspira a dar continuidade e chegar ao nosso produto final. Voltamos para Paranaguá com duas premiações”, ressaltou.

Para chegar até Foz do Iguaçu, os estudantes juntamente com a professora tiveram que vencer o maior desafio: a falta de apoio. Para isso fizeram rifas e pediram doações até conseguir o valor necessário para a viagem.

Publicidade


Em alta