conecte-se conosco

Educação

Escolas comemoram recurso do Programa Escola 1000

Em Paranaguá, 13 colégios estaduais serão beneficiados

Publicado

em

O Governo do Estado do Paraná anunciou, no dia 8, o repasse de R$ 100 milhões divididos entre mil colégios para reformas e melhorias na infraestrutura. Desta forma, o Programa Escola 1000, como foi chamado, poderá trazer benefícios a escolas de diversas regiões do Estado. No litoral paranaense, os sete municípios receberão melhorias por meio da liberação do recurso.

Em Paranaguá, 13 colégios estaduais foram escolhidos pelo governo para receber a quantia de R$ 100 mil. Os recursos já foram depositados na conta das escolas no dia 11. O Escola 1000 contempla quase a metade de toda a rede estadual de ensino, formada ao todo por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes.

A vice-diretora do Colégio Estadual Professora Zilah dos Santos Batista, Cintia Mara Nascimento, explicou de que forma a quantia recebida irá colaborar com a escola. “Nossa primeira necessidade é o telhado, pois a escola tem mais de 30 anos, a estrutura está bem conservada, mas o telhado nunca foi mexido”, disse.

 

 

O problema observado nos telhados tem causado prejuízos em dias de chuva, já que resultou em infiltrações no prédio e tem prejudicado a parte elétrica. “Quando chove, a água entra pelas lâmpadas e sofremos o risco de curto-circuito, temos que desligar toda a parte elétrica, isolar a sala, trocar as telhas etc. É uma coisa que fazíamos de forma paliativa, cada dia arrumávamos uma coisa, e agora vamos poder arrumar tudo”, afirmou Cintia.

Além disso, os banheiros também passarão por reformas a fim de atender a portadores de necessidades especiais com mais qualidade. “Vamos adaptar bem na questão da acessibilidade. Este ano, nossa escola foi escolhida para os portadores de necessidades especiais fazerem a prova do Enem. Por isso queremos investir bem nessa parte”, afirmou Cintia. Desta forma, segundo a vice-diretora, o recurso veio em boa hora. “Acho que foi a melhor notícia que a gente recebeu. Vamos poder melhorar as salas de aula, o que é fundamental”, completou.

 

DECISÃO EM CONJUNTO

As áreas que passarão por reforma na Escola Estadual Faria Sobrinho, também selecionada para receber o recurso, foram decididas em conjunto com a comunidade escolar. “Fizemos uma reunião com todos para discutir o que era prioridade para se fazer na escola, se era parte elétrica, estrutural, pintura, quadra etc.”, contou a diretora Liliana Kffuri.

 

 

A escola Faria Sobrinho faz parte do patrimônio histórico da cidade e, por isso, foi preciso que um engenheiro fizesse uma visita no espaço. “A escola é uma das mais antigas do Paraná e determinamos quais itens eram primordiais. Montamos o documento e uma engenheira do governo do Estado veio analisar o prédio e definiu, com base na sua visão técnica, o que era mais importante”, relatou Liliana. Com isso, ficou definido que haverá a reforma do telhado, melhorias na calha e pintura do espaço.

 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress